O PERFIL PROFISSIONAL, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Contador planeja, organiza, dirige e controla, na esfera gerencial, setores organizacionais. Absorve e acompanha as inovações e modificações impostas pelo mercado, envolvendo tecnologia via informática e mundialização dos negócios e comunicações administrativas. Assim, em atendimento a este novo perfil traçado pelas Diretrizes Curriculares e considerando as tendências nacionais e internacionais da profissão de contador, o perfil do bacharel em Ciências Contábeis pretendido pela Faculdade de Jussara, é:
- ter capacidade de formular suas idéias com clareza e defendê-las com conhecimento, racionalidade, lógica e tenacidade, sem perder a abertura às novas idéias;
- entender, analisar e acompanhar as questões contábeis, e ainda, saber se pronunciar sobre tais assuntos;
- elaborar e colocar em execução projetos contábeis, bem como proceder à análise de empresas, quer em seus aspectos contábil e financeiro, quer em seu confronto com o mercado produtor e consumidor;
- ter uma visão contábil diante da globalização da economia;
- ter a capacidade de manter-se atualizado;
- ser ético;
- ter consciência pela precisão, senso de oportunidade e a consciência da relação custo/benefício;
- saber fazer a utilização adequada de dados estatísticos e de informações;
- usar a tecnologia da informação para racionalizar o trabalho;
- ter habilidade de cooperação, de realização e de integração profissional;
- ter domínio das funções contábeis e saber aplicar a legislação pertinente;
- desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial;
- compreender os fundamentos, conceitos, métodos e técnicas relativos às funções contábeis e atuariais.
Este perfil possibilitará ao profissional, atuar de forma efetiva no mercado, podendo participar em diversos campos das atividades humanas.
O PERFIL DESEJADO DO FORMANDO:
Dentro da nossa proposta, o perfil desejado que o processo pedagógico deve garantir que o graduando demonstre ao final do curso é:
- Conhecimento técnico e científico para exercer a atividade contábil;
- Nas organizações micro, pequenas, médias e grandes se optar em trabalhar como empregado;
- Na qualidade de empresário da Contabilidade, se optar pelo seu próprio escritório;
- Na condição de autônomo, se optar em ser consultor, perito contábil, auditor independente na forma de pessoa física etc;
- Este conhecimento técnico-científico para desenvolver atividades práticas profissionais priorizará a demanda regional, enfocando também a demanda nacional sem desprezar a demanda do MERCOSUL e mundial;
- Competência para analisar criticamente as empresas no seu aspecto organizacional decorrente da conjuntura econômica nacional e internacional, das técnicas administrativas e do contexto sócio-legal do país;
- Pelo fato do profissional contábil ter que se relacionar com todos os departamentos de uma organização, ele deverá estar capacitado para atuar em equipes multidisciplinares.
A Contabilidade Brasileira é tremendamente influenciada pela conjuntura econômica, por legislação do país, por normatização dos órgãos de classe, por harmonização internacional de princípios e ensinos contábeis e por economias fortes que impõem padrões contábeis para a Contabilidade Transnacional. Além disso, o progresso tecnológico dos instrumentos usados na Contabilidade está em permanente em mutação e evolução. Por estes motivos e outros o graduando deverá estar consciente da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e capacitado a interpretar o conteúdo das propostas, dos regulamentos, dos textos legais etc.
Para isto, o graduando deverá estar dotado de uma visão crítica, capaz de avaliar o seu potencial de desempenho, de ajustar-se com competência a estas novas demandas geradas.
O exercício profissional da Contabilidade pressupõe envolvimento com cifras, apuração de resultados, levantamento de modelos decisórios etc. que afetam diretamente investidores, governo, fornecedores, clientes, funcionários etc. A internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional é fundamental.
Formação Humanística adequada ao exercício profissional habilitando o profissional a uma compreensão do meio em que vive, seja social, político, econômico e cultural.