O crescimento econômico, tecnológico e social do País passou a exigir um profissional em administração com visão generalista e relevante formação humanista e instrumental. Na região de abrangência da Faculdade de Jussara - FAJ, considerando sua matriz produtiva, busca-se a formação de um profissional com ênfase em empreendedorismo e inovação.
Com o trabalho repetitivo sendo substituído pelo trabalho baseado no conhecimento sistematizado, onde é preciso diagnosticar, prevenir, antecipar, decidir e interferir em relação a uma dada situação concreta de trabalho, a imprevisibilidade dessas situações obriga o administrador a fazer escolhas e opções o tempo todo. Ampliam-se, pois, as operações mentais e cognitivas envolvidas nas atividades, além da dependência da realização das metas e objetivos com e por meio das pessoas, daí a forte ênfase no desenvolvimento das competências humanas e interpessoais. Trata-se, agora, da qualificação real do administrador, compreendida como um conjunto de competências e habilidades, saberes e conhecimentos, que provêm de várias instâncias, tanto da formação geral (conhecimento científico), quanto da formação específica (conhecimento técnico) e da experiência de trabalho e social (qualificações pessoais e humanas).
Este conjunto de competências amplia-se para além da dimensão cognitiva, centradas nas competências intelectuais e técnicas, exigindo competências comunicativas, competências sociais, competências comportamentais e competências humanas.
O curso de graduação em Administração é regido pela Resolução CNE/CES nº 5, de 14 de outubro de 2021, na concepção do curso estabelecemos o perfil do egresso desejado, pois entende-se ser mais atual às necessidades do mercado é um avanço na formação do Administrador o que viabiliza um profissional mais qualificado às necessidades empresariais.
Seguindo as referidas Diretrizes, o perfil de egresso do curso de Administração foi articulado a partir de seu objetivo geral, contemplando-se a sua formação para além da dimensão cognitiva, das competências intelectuais e técnicas, integrando o Saber, o Saber Fazer, Saber Fazer Bem e o Querer Fazer. Sendo assim, o egresso deverá ser capaz de compreender os fundamentos científicos, técnicos, sociais e econômicos da produção e de seu gerenciamento, nos seus diversos níveis, de maneira reflexiva, contextualizada e crítica, com visão global e empreendedora, senso de justiça, ética e responsabilidade social no desenvolvimento de estratégias criativas e inovadoras pertinentes às organizações e ao ser humano, com flexibilidade intellectual e adaptabilidade às diversas situações presentes nos vários segmentos do campo de atuação da Administração e preparado para atuar localmente, regionalmente, nacionalmente ou globalmente.
O curso de Administração deve proporcionar aos seus egressos, ao longo da formação, o desenvolvimento das competências gerais previstas no art. 3º Resolução CNE/CES nº 5/2021:
I- Integrar conhecimentos fundamentais ao Administrador - Para além de apenas deter conhecimentos fundamentais, o egresso deve ser capaz de integrá-los para criar ou aprimorar de forma inovadora os modelos de negócios, de operacionais e organizacionais, para que sejam sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais. Entre os conhecimentos fundamentais incluem-se os de Economia, Finanças, Contabilidade, Marketing, Operações e Cadeia de Suprimentos, Comportamento Humano e Organizacional, Ciências Sociais e Humanas e outros que sirvam às especificidades do curso.
II - Abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica - Compreender o ambiente, modelar os processos com base em cenários, analisando a interrelação entre as partes e os impactos ao longo do tempo. Analisar problemas e oportunidades sob diferentes dimensões (humana, social, política, ambiental, legal, ética, econômico-financeira).
III - Analisar e resolver problemas - Formular problemas e/ou oportunidades, utilizando empatia com os usuários das soluções, elaborar hipóteses, analisar evidências disponíveis, diagnosticar causas prováveis e elaborar recomendações de soluções e suas métricas de sucesso passíveis de testes.
IV - Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades - Julgar a qualidade da informação, diferenciando informações confiáveis de não confiáveis, e de que forma ela pode ser usada como balizadora na tomada de decisão. Identificar, sumarizar, analisar e interpretar informações qualitativas e/ou quantitativas necessárias para o atingimento de um objetivo inicial. Julgar a relevância de cada informação disponível, diferenciando meras associações de relações causais. Comunicar suas conclusões a partir da construção e análise de gráficos e de medidas descritivas. Identificar os contextos em que técnicas de inferência estatística possam ser utilizadas e, por meio delas, julgar até que ponto os resultados obtidos em uma amostra podem ser extrapolados para uma população.
V - Ter prontidão tecnológica e pensamento computacional - Compreender o potencial das tecnologias e aplicá-las na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Formular problemas e suas soluções, de forma que as soluções possam ser efetivamente realizadas por um agente de processamento de informações, envolvendo as etapas de decomposição dos problemas, identificação de padrões, abstração e elaboração de sequência de passos para a resolução.
VI - Gerenciar recursos - Estabelecer objetivos e metas, planejar e priorizar ações, controlar o desempenho, alocar responsabilidades, mobilizar as pessoas para o resultado.
VII - Ter relacionamento interpessoal - Usar de empatia e outros elementos que favoreçam a construção de relacionamentos colaborativos, que facilitem o trabalho em time e a efetiva gestão de conflitos.
VIII - Comunicar-se de forma eficaz - Compartilhar ideias e conceitos de forma efetiva e apropriada à audiência e à situação, usando argumentação suportada por evidências e dados, deixando claro quando suportada apenas por indícios, com a preocupação ética de não usar dados para levar a interpretações equivocadas.
IX - Aprender de forma autônoma - Ser capaz de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e aplicá-las em contextos novos, sem a mediação de professores, tornando-se autônomo no desenvolvimento de novas competências ao longo de sua vida profissional.
Além destas competências gerais previstas na DCN, destacam-se as seguintes competências específicas previsto para o egresso do curso de Administração EAD, o qual estará apto para:
- Tomar decisões em um cenário diversificado e interdependente, por meio de uma visão sistêmica e humanística;
- Resolver problemas e implementar propostas alternativas e inovadoras, tanto no âmbito regional, como em negócios com abrangência nacional e internacional;
- Planejar, organizar e controlar o funcionamento de qualquer tipo de organização, particular, pública ou do terceiro setor, visando atingir os objetivos com o máximo de eficiência e eficácia;
- Desenvolver diagnósticos e estratégias para aumentar a competitividade das organizações, fazendo uso das ferramentas de gestão empresarial;
- Identificar as oportunidades empresariais e promover a resolução de problemas complexos de gestão por meio da criação de mecanismos colaborativos, multiprofissionais e intersetoriais;
- Negociar a solução de impasses e problemas de gestão resultando na eficiência e eficácia das organizações;
- Ter iniciativa e autossuficiência na busca de novos métodos de trabalho e gestão para facilitar o processo de administração empreendedora;
- Ser comunicativo, utilizando-se da comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura, sabendo interpretar e compor textos, bem como, o uso de tecnologias de comunicação e informação nos diversos contextos administrativos;
- Ter a iniciativa de trabalhar em cooperação e em equipe, exercendo a liderança, o respeito aos princípios éticos e a sustentabilidade nos diversos contextos organizacionais e sociais.
Nesse sentido, ao final do curso, o Bacharel em Administração estará apto a desenvolver gerenciamento adequado nos mais variados setores da administração, buscando aprimorar seu espírito inovador em prol de soluções que melhorem e facilitem o dia a dia das corporações e da sociedade.