As competências e as habilidades para os profissionais de Administração, incluem o reconhecimento e a definição dos fluxos administrativos, o equacionamento das soluções, as estratégias a serem elaboradas, a introdução de atualizações e inovações no processo produtivo, a percepção clara da realidade mostrada pelos ambientes de trabalho e de relações profissionais, a prontamente ação nos momentos adequados e o repasse de orientação segura nas diversas escalas do poder de decisão.
A essas competências e habilidades se somam outras relacionadas à conduta pessoal, ao poder de transmitir, pela linguagem falada ou escrita, os fluxos decisórios, o domínio das modernas técnicas de informatização dos serviços, o desenvolvimento da reflexão crítica e analítica e a utilização da lógica para as ações que produzam ou exijam relações formais. O curso de Administração assume a responsabilidade pela qualificação do profissional dessa importante área de formação e do conhecimento.
Para que o futuro profissional alcance o perfil descrito, o curso de Administração da Faculdade de Jussara proporciona os meios para o desenvolvimento de competências e habilidades, tais como:
- reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão;
- desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações inter-pessoais ou inter-grupais;
- refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
- desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico, para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
- ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
- desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
- participar da implementação de ações sociais que visem melhorar a imagem da organização e o cumprimento de sua função na sociedade que está inserida;
- trabalhar com desenvoltura em equipes multiprofissionais;
- identificar áreas problemáticas e propor melhorias e avanços técnicos para modernizar e tornar mais funcional a organização, além de elaborar planos para inserção da organização no mercado globalizado;
- compreender os sistemas e processos organizacionais, considerando as empresas como sistemas abertos, sua relação com o meio ambiente, implicações de hierarquia e técnicas de racionalização;
- promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho, bem como a ética profissional e empresarial.