As mudanças científico-tecnológicas estão se processando com velocidade cada vez maior, exigindo que as empresas façam revisões periódicas nos seus procedimentos gerenciais, principalmente, para se adaptarem às novas realidades e obterem maior competitividade no mercado.
Para a sobrevivência e o desenvolvimento das empresas, novas técnicas para o gerenciamento das atividades produtivas, administrativas e humanas vão surgindo, implicando em profundas mudanças comportamentais e adoção de novos métodos e procedimentos gerenciais, administrativos e operacionais. As empresas necessitam de pessoal cada vez mais qualificado para a inovação contínua e para o crescimento da produtividade e da qualidade.
A partir dessa nova realidade, as empresas têm como principal desafio, a avaliação constante das decisões dos gestores, nas suas diversas unidades administrativas e operacionais.
O sucesso de qualquer empresa seja qual for o seu porte (pequena, média ou grande) depende em grande parte de sua administração. O administrador desempenha papel chave nas operações da organização como responsável desde a rotina do trabalho desenvolvido no dia a dia até às atividades fundamentais que levarão à lucratividade e à competitividade. É ele quem gerencia a empresa em todos os seus níveis e em todos os seus aspectos, tanto no que se refere às vendas como finanças, produção, marketing, pessoal e informática, a fim de manter o equilíbrio e a eficácia da estrutura administrativa.
Compete ao administrador organizar, planejar, comandar, negociar e controlar o funcionamento da empresa, pública ou privada, para dar não somente maior rentabilidade, como menor custo, assegurando produtividade, qualidade e satisfação do cliente, assim como bem-estar aos seus empregados. Cabe a ele, por outro lado, utilizar pessoal qualificado para o trabalho eficaz, utilizar equipamentos adequados, aproveitar os insumos e equacionar os recursos financeiros disponíveis, acompanhando todas as etapas do processo administrativo. E, principalmente, compete ao administrador incorporar as novas tecnologias, estimular a flexibilização da produção e interação entre os setores.
O administrador precisa se antecipar às necessidades do mercado, avaliar a realidade nacional e internacional, para atuar com eficiência. As inovações científico-tecnológicas, nos últimos anos, têm introduzido novos padrões de eficiência e eficácia em termos de organização, administração e qualificação de recursos humanos, passando a exigir dos egressos dos cursos de graduação, novos conhecimentos, novas competências e novas habilidades, para que possam enfrentar os desafios da contemporaneidade.
Com a inserção do Brasil na economia globalizada e a abertura do mercado às importações, o profissional de Administração ganha maior espaço para atuar como líder de programas e/ou projetos de transformação nas empresas públicas ou privadas. Por outro lado, as empresas nacionais sentem-se pressionadas no sentido de investir, cada vez mais, na promoção de seus produtos. O profissional de Administração, frente a esse contexto desafiador necessitará de qualificação e atualização para desenvolver suas atividades com a eficiência e eficácia desejada.
As empresas atualmente podem produzir melhoramentos significativos na produtividade, nos serviços de atendimento e na qualidade, porque as oportunidades são propícias. Os computadores, a telecomunicação, os produtos eletrônicos e as tecnologias de automatização, desafiam todas as organizações a abandonarem os métodos operacionais antiquados, os produtos obsoletos e os serviços desatualizados. Desafiam o profissional de administração a apresentar iniciativas audaciosas para transformar a empresa. Assim, vinculando a tecnologia moderna, os agentes criativos nas técnicas de reinvenção e reestruturação, em conexão com os clientes e fornecedores, poderão alcançar metas que antes eram consideradas inimagináveis.
O Curso de Administração da Faculdade de Jussara visa a atender às novas exigências de avaliação rotineira da eficiência e eficácia dos gestores e unidades de trabalho, e em conseqüência, facilitar a excelência empresarial. As oportunidades de trabalho para o Bacharel em Administração são muito amplas. Estes podem atuar em empresas públicas e privadas, instituições científicas e de pesquisa, de assistência social e ensino, dentre outras. Trabalham com o objetivo de desencadear o processo de desenvolvimento de negócios empresariais, ou mesmo prestando assessorias e/ou consultorias nessas instituições e/ou órgãos.
Como o agronegócio constitui uma atividade de grande importância no contexto econômico goiano, ele representa uma expressiva parcela das riquezas produzidas em Goiás, assim como responde por uma expressiva parcela do emprego e da ocupação. O setor de agronegócios representa uma das principais atividades geradoras de divisas em Goiás e particularmente na região onde está situado o município de Jussara.
Assim, o curso de Administração ministrado pela Faculdade de Jussara está direcionado para uma agenda de imensa importância para a economia e a sociedade goianas. Nelas, o conceito de inovação vem conquistando espaço e premência. O ato de inovar deixou de ser uma condição de excepcionalidade, uma ocorrência ocasional e fortuita, para tornar-se uma necessidade: sem a capacidade de mudar de forma ativa, os indivíduos, as empresas e as instituições perdem importância e valor, tornam-se, em maior ou menor medida, "ociosos", "redundantes".
O Projeto Pedagógico do Curso de Administração da Faculdade de Jussara está pautado em novos paradigmas, numa visão multireferencial, baseado no crescimento pessoal e profissional constante. A prática é respaldada na pluralidade teórica para estimular tanto em termos cognitivos como sócio-emocionais. O respeito aos direitos humanos e a qualidade de vida são considerados como objetivo primordial da presente proposta.
O Curso procura atender aos anseios que emergem, nos últimos anos, no campo da Administração, auxiliando o profissional a enfrentar os desafios existentes, a antecipar-se às necessidades do mercado. O profissional de Administração precisa de visão global de mercado para atuar junto a fornecedores, parceiros, distribuidores e clientes, com o objetivo de transmitir conhecimentos, veicular valores, assegurando ao mesmo tempo ao indivíduo o acesso à informação, a reflexão sobre as manifestações culturais, regionais e nacionais, contribuindo também para a elevação dos padrões de bem estar econômico e social da população.