A implantação do curso de Pedagogia em EAD proposto pela Faculdade de Jussara – FAJ está alinhada com a missão institucional da IES que é contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, através das relações com o saber, formando profissionais com valores éticos e de competência múltiplas, gerando soluções criativas, capazes de estender a comunidade em que vive, o conhecimento técnico científico, cultural, educacional e social, intervindo na sociedade e fortalecendo os ideais de liberdade e democracia.
O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia estabelece, como diretriz norteadora do Curso, a formação de alto nível do Pedagogo, alicerçada numa sólida fundamentação teórica nas diversas áreas de atuação do profissional de Pedagogia e considerando as dimensões históricas, filosóficas, psicológicas, políticas e sociológicas essenciais no exercício da profissão, articulada indissociavelmente à formação prática decorrente de conhecimentos de tipo experiencial.
Nesse sentido, o Curso de Pedagogia busca atender aos desafios exigidos pela sociedade brasileira contemporânea, que requer um profissional capacitado a enfrentar os desafios educacionais do presente, desempenhando funções diversificadas.
Para isso, é importante possibilitar ao graduando, durante a sua formação, múltiplas oportunidades de contato com a realidade empresarial, de modo a conhecer as verdadeiras exigências da prática profissional. No entanto, é igualmente relevante que ele tenha, na ambiência da IES, possibilidades de experimentar situações criativas e inovadoras, fazendo uso de laboratórios didáticos, mantendo contato com professores que possuem experiência profissional de Gestão e participando de atividades em grupos.
Neste contexto o curso Pedagogia (EaD) da Faculdade de Jussara foi concebido de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCNs) e demais exigências legais vigentes e seu projeto pedagógico será amparado por os métodos de ensino adequados para a formação de profissionais capazes de exercer a docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas de formação de professores, bem como contribuir para o planejamento, gestão e avaliação dos estabelecimentos de ensino e, por conseguinte, buscar contribuir para melhoria dos indicadores da educação no Brasil.