A biblioteca contará, em seu acervo, com periódicos on line específicos para o curso de Administração EaD e outros de interesse da comunidade acadêmica. Para tanto, a Faculdade de Jussara – FAJ, se necessário for, providenciará assinaturas correntes de periódicos, que serão ampliadas, de acordo com as indicações do Departamento do Curso de Administração EaD, docentes e estudantes. Segue a relação de periódicos, os quais poderão ser acessados a partir do portal da biblioteca da FAJ:

No âmbito de Bacharelado em Administração, na modalidade EaD, algumas atividades presenciais obrigatórias estão previstas, em consonância com a legislação, PPC e demais regulamentos da IES.

Está prevista a realização de extensão presencial obrigatória editadas por intermédio da Resolução CNE/CES nº 7, de 18.12.2018, mas que se revela essencial para que sejam concretizados parte dos objetivos do curso e do perfil do egresso da FAJ, especialmente a formação de um profissional-cidadão ético, humanista, com respeito à pluralidade e capaz de ser protagonista nas transformações sociais que resultem em desenvolvimento social, político e econômico.

A opção foi extensionalizar o currículo e curricularizar a extensão, potencializando a supramencionada capacidade e protagonismo.Além das avaliações presenciais outras atividades obrigatórias podem ser definidas e aprovadas pelo NDE (núcleo docente estruturante) e Colegiado do Curso, sendo que estas em conformidade com os regulamentos vigentes na IES, devem ser informadas ao discente através da publicação do calendário acadêmico. Dentre estas podem ser previstas: práticas em laboratório (quando previsto no PPC), práticas em laboratório de informática, atividades presenciais definidas pelo docente (aprovadas pelo NDE/Colegiado), entre outras.

Compreende-se que o estágio curricular objetiva propiciar aos discentes práticas efetivas da teoria disseminada em aula, possibilitando ao mesmo atuar como futuro gestor de determinada área do curso, vivenciando as dimensões do fenômeno administrativo e organizacional, como forma de adquirir uma visão sistêmica de seu ambiente e, em especial, do universo ao qual está inserido.

Para a Faculdade de Jussara - FAJ, este momento é essencial visto que se considera a complementação educacional e o exercício profissional do estudante, executando-se mediante sua efetiva participação no desenvolvimento de programas e de planos de trabalho, em órgãos públicos ou privados que mantenham atividades vinculadas à natureza do curso frequentado pelo discente.

A formação acadêmica tem como base o fornecimento ao discente de conhecimentos teórico/prático e científico, requeridos para o exercício das competências e habilidades específicas previstas no perfil do egresso, definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, formando profissionais competentes, técnica e politicamente. Para atingir esse intento, o Estágio Curricular Supervisionado, atividade inerente ao curso de Administração-EAD, previsto nas DCNs dos Cursos de Administração, de caráter obrigatório para os acadêmicos de Administração, contribui na complementação de estudos, sendo um facilitador da prática profissional.

A programação do estágio é ajustada aos objetivos do curso e durante o processo são realizadas atividades práticas supervisionadas, nas quais é observada a execução dos procedimentos, bem como o acompanhamento de suas ações para fins de avaliação de desempenho do aluno.

Registra-se que a Faculdade de Jussara – FAJ possui convênios celebrados e vigentes com organizações públicas e privadas que atuam em Jussara e Região. O estágio curricular supervisionado previsto está regulamentado de maneira excelente, considerando em uma análise sistêmica e global os aspectos: carga horária, existência de convênios, formas de apresentação, orientação, supervisão e coordenação.

A Faculdade de Jussara - FAJ firmará permanentemente convênios com outras instituições e empresas para garantir diversidade de espaços adequados para a realização do estágio supervisionado de Administração-EAD.

Na Faculdade de Jussara - FAJ, os estágios curriculares supervisionados, serão realizados, sob a supervisão de profissionais habilitados/docentes do curso, em Instituições conveniadas, sendo requisito obrigatório para a conclusão do curso de graduação.

Nas atividades acadêmicas efetivas do Curso de Administração-EAD da Faculdade de Jussara - FAJ, previstas na Resolução nº 5, de 14 de outubro de 2021 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, são computadas as Atividades Complementares.

As Atividades Complementares se constituem em componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do egresso, envolvendo temas gerais e específicos previstos também nas unidades curriculares do Curso. São componentes curriculares obrigatórios a serem ofertadas ao longo do curso.

Em relação às Atividades Complementares, o currículo do curso também atende às DCN. Sendo previsto a realização em alguns módulos ao longo do currículo, por meio de trabalhos desenvolvidos através de estudos dirigidos e por estudos aplicados de caráter interdisciplinar, totalizando 160 horas ao final do curso de Administração.

As Atividades Complementares constituem componentes curriculares do Curso, em atendimento às DCNs estabelecidas pelo Ministério da Educação. Constituem objetivos fundamentais das Atividades Complementares: Enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma formação profissional social e humanizada, ampliando os horizontes do conhecimento para além da sala de aula; Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão; Encorajar a aquisição de habilidades e competências tanto no contexto interno, quanto fora do ambiente institucional, incluindo atividades transversais, opcionais e interdisciplinares, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com a comunidade; Promover a flexibilização da estrutura curricular dos Cursos de Graduação; Estimular práticas de estudos independentes, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno.

As Atividades Complementares deverão ser cumpridas pelo aluno, a partir de seu ingresso na graduação e conforme a distribuição nos respectivos módulos, totalizando 160 horas ao final do Curso, divididas em atividades obrigatórias e livres.

As Atividades Complementares são divididas em duas modalidades:

a) Estudos Dirigidos: organizados pela Faculdade de Jussara - FAJ e constituem a Ambientação ao AVA; Nivelamento; Competências Gerais; e Competências Específicas.
b) Livres: promovidos por outras instituições ou outras instâncias da FAJ. Constituem as atividades de ensino, pesquisa e extensão, tais como: iniciação científica, monitoria, extensão, participação em eventos ou programas científicos e/ou culturais e cursos.

A integralização das Atividades Complementares é condição indispensável à colação de grau, deverá acontecer ao longo do curso e seu registro constará obrigatoriamente no Histórico Escolar dos alunos. As cargas horárias mínimas a ser cumprida em cada tipo de Atividades Complementares, a descrição delas, bem como informações mais detalhadas sobre sua integralização, encontra-se devidamente descritas em regulamento próprio.

matriz adm 1matriz adm 2matriz adm 3

DISCIPLINA OPTATIVA ELETIVA: Libras. Será ofertada conforme opção da maioria dos discentes no semestre letivo. Outras disciplinas optativas eletivas poderão serem implantadas com análise do NDE, Colegiado, Coordenação do curso e geral.
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES – AAC. - Serão ofertadas a partir do 1º Período, totalizando 160 horas (cento e sessenta horas). As Atividades possuem regulamento próprio devidamente institucionalizado.

matriz adm 4

logo
Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2024 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi