Eventos

Confira a programação do XVI WORKSHOP

BANNER XVI WORSHOP

PROGRAMAÇÃO XVI – WORKSHOP ACADÊMICO DA FACULDADE DE JUSSARA - FAJ

09 a 11 de Junho de 2021

 09/06 – Quarta-feira

19:15 – Abertura da Sala Virtual – Apresentação Cultural: Aluno Egresso do Curso de Direito da FAJ (Ricardo dos Santos Ferreira).

19:45 – Abertura do Evento – Prof. Diretora Leila de Fátima Lopes

19:50 – Relato de Experiência na Pesquisa – Profa. Dra. Keley Cristina Carneiro 20:00 – Palestra: Em Busca do Sentido da Vida – Eliane Bertolucci

Master Coach, Psicóloga desde 1996 CRP 09/1956, MBA GESTÃO DE RH, ESPECIALISTA EM GESTALT TERAPIA, ESPECIALISTA Psicodrama, Formação em Constelações familiares e Formação em psicopatologias contemporânea.

10/06 – Quinta-feira

19:15 – Abertura da Sala Virtual – Apresentação Cultural: Isabela Sabino (1º Direito) 19:40 – Abertura da Terceira Mostra Ambiental – Prof. Me. Geraldo Miranda Pinto Neto

Acadêmicos do 7º Período do Curso de Direito da FAJ:

19:50 – Trabalho 01 – RESPONSABLIZAÇÃO PENAL DE PESSOAS JURÍDICAS NOS CRIMES

AMBIENTAIS: a tutela jurídico-penal do meio ambiente na sociedade de risco (Áquila Kleinpaul; Jacinto Vieira; João Marcos Freire; Karlos Grabriel; Mateus Gonçalves; Pedro Paulo);

20:00 – Trabalho 02 – CONSEQUÊNCIAS DO ACIDENTE ECOLÓGICO DA BAÍA DE

GUANABARA RESSOANTES NA ATUALIDADE (Aryanne Maria; Leonardo Sipriano; Taize de Jesus; Wanessa Eduarda);

20:10 – Trabalho 03 – VALE DA MORTE EM CUBATÃO (João Marcos; Neuziene; Samuel; Thalisson; João Vitor; Riller Antunes);

20:20 – Trabalho 04 – O DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA (Hanna Mendes; Wilsson Neto; Jullya dos Santos; Máyre Carolina; Deborah Gonçalves);

20:30 – Trabalho 05 - CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS DECORRIDAS DAS QUEIMADAS

NO PANTANAL (Isabella Carroliny; Susyanne de Brito; Bruna Mariele; Isabella Cristina;

Jeiel Soares; Cíntia Moura; Gustavo Martins; Breno Lima; Cassio Eduardo; Geislaine Vitória);

20:40 – Trabalho 06 – OS IMPACTOS URBANOS ADVINDOS DA MINERAÇÃO DE SAL-

GEMA EM MACEIÓ – ALAGOAS (Isabella Carroliny; Susyanne de Brito; Bruna Mariele; Isabella Cristina; Jeiel Soares; Cíntia Moura; Gustavo Martins; Breno Lima; Cassio Eduardo; Geislaine Vitória);

20:50 – Trabalho 7- A REDUÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

(Ana Paula; Marcos Gabriel; Neila; Thays Oliveira).

21:00 – Apresentação de Trabalho (Profa. Ma. Graciele Caetano) Mostra de trabalhos de Administração Financeira. Acadêmicos do 5° período de Ciências Contábeis.

21:20 – Plano de Negócios (Profa. Ma. Matilde)

Eduarda, Fernando, Lucas, Marília e Rafael (5º Administração)

11/06 – Sexta-feira

19:15 – Abertura da Sala Virtual – Apresentação Cultural: Ana Paula Soares (Acadêmica do 7º Período do Curso de Direito – FAJ)

19:40 – Pesquisa e divulgação científica: desafios e perspectivas

Iara Cristina Costa Alves (9º Direito) - “A política de atendimento às crianças e adolescentes que se encontram em acolhimento institucional”

Geovana Guimarães de Oliveira (9º Direito) – “A consensualidade como forma efetiva na resolução de litígios que versam sobre atos de improbidade administrativa que geram prejuízo ao erário”

Lhaiane de Moura Silva (9º Direito) – “A aplicabilidade da legislação Penal Brasileira em crimes cometidos por psicopatas”

Professores convidados:

Prof. Esp. Juliana Maussara Kenes Marques Prof. Esp. Rafael Machado Souza

Prof. Esp. Victor Henrique Fernandes e Oliveira Mediadora: Prof. Ma. Analice de Sousa Gomes

20:45 – Desafios Econômicos do Brasil – Prof. Dr. Osmar de Paula Oliveira Júnior

Isadora Teixeira Brum, Carlos Eduardo Martins de Araujo, Mateus Santos Oliveira e Stéphany Gomes dos Santos (1º Direito)

Local: Todos os locais

Relatório integral de autoavaliação 2018-2019-2020

A Comissão própria de Avaliação – CPA, comunica aos Acadêmicos dos cursos de Graduação que os resultados da Auto-Avaliação 2020 encontram-se disponíveis acessando os links abaixo:
Relatório da Autoavaliação 2020: Clique aqui!

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA APRESENTA OS RESULTADOS DA AUTO AVALIAÇÃO 2020

 

Em razão da pandemia de COVID, a Comissão Própria de Avaliação – CPA, teve que alterar os critérios de avaliação propostas aos acadêmicos e professores uma vez que a Faculdade de Jussara – FAJ para atender as orientações do Ministério da Educação passou a oferecer suas aulas a partir de meados de março de 2020, não mais de forma presencial, passando as aulas no formato on-line. Assim, para atender as aulas em EAD a Faculdade de Jussara contratou a plataforma SAGAH que possui mais de 17 mil Unidades de Aprendizagem (UAs) que se adaptam facilmente aos planos de ensino. A plataforma possui mais de 500 mil disciplinas ofertadas tendo mais de 1 milhão de alunos beneficiados.

Assim, desse modo, o presente relatório, confira a íntegra,  trás os resultados e análises quantitativas e qualitativas dos itens avaliativos propostos para o excepcional período de 2020 e um parâmetro de comparação dos resultados dos anos 2018 e 2019 visando uma continuidade ao processo dispondo com os mesmos parâmetros para possível visualização comparativa para os anos de 2018 e 2019. Por se tratar de um Relatório Integral buscou nortear informações relevantes levantados nos Relatórios Parciais dos anos de 2018 e 2019, permitindo assim apresentar os resultados e considerações finais no processo de auto avaliação da Faculdade de Jussara - FAJ.

 

A INCORPORAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NO PLANEJAMENTO DA GESTÃO ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA

Diante dos diversos itens avaliativos propostos a Acadêmicos e Docentes denota-se um elevado grau de satisfação, porém destaca-se alguns aspectos relevantes com relação aos resultados obtidos.

Da avaliação realizada pelos discentes dos cursos de graduação e tecnologia, para o período avaliativo de 2020, constata-se, que houve conceituações positivas de forma preponderante para os itens propostos.

Há que se destacar quanto ao item avaliativo: “Qual a maior dificuldade que você tem em estudar a distância?” um percentual de 50% de respostas atribuídas para a alternativa: “Desconcentra fácil”.

Quanto ao item avaliativo: “Quantas horas no mínimo você estuda o material disponibilizado para o seu curso?” 32,53% dos respondentes estudam uma hora, 36,14% estudam 2 horas, 15,66% estudam 3 horas e somente 15,66 % afirmam que estudam mais de 3 horas.

Um aspecto que há de se enfatizar que tendo todos os itens avaliativos propostos recebido avaliações positivas ao se analisar o item: “Qual a sua opinião sobre as aulas em EaD (Educação a Distância)?” constata-se um percentual somatório de 62,06% de avaliações “Regular” e “Ruim”, denotando a clara preferência pelos acadêmicos por aulas presenciais.

Da avaliação realizada pelos docentes dos cursos de graduação e tecnologia, para o período avaliativo de 2020, constata-se que houve conceituações positivas de forma preponderante para todos os itens propostos denotando elevado grau de satisfação do corpo docente.

Destaques positivos para os itens: “Disponibilidade e agilidade da Coordenação de Curso na resolução de problemas” e “Disponibilidade e agilidade da equipe de suporte técnico na resolução de problemas.” cuja totalidade de resultados foi atribuída ao item “ÓTIMO”.

A Autoavaliação Institucional é um instrumento que proporciona a análise das realizações efetivadas pelos diferentes setores da Faculdade de Jussara - FAJ, e constitui - se num valioso feedback ao processo de planejamento da gestão acadêmico administrativa.

Na implementação de melhorias, modificações estruturais, construções de anexos, etc. no que se refere à estrutura física da Faculdade os resultados da autoavaliação servem como uma ferramenta valiosa para atender aos anseios e sugestões da comunidade acadêmica.

Todo processo de autoavaliação, desde a elaboração dos questionários até os resultados finais e a apresentação a cada setor, é feito com a participação da Comissão. Os resultados foram apresentados à Direção e à Mantenedora da Instituição e, posteriormente, serão apresentados aos acadêmicos e disponibilizados no site.

Comissão Própria de Avaliação CPA:
Prof. Vornei José Hammes: Coordenador e Representante do Corpo Técnico Administrativo;
Prof. Geraldo Antônio Leão Filho: Vice Coordenador e Representante do Corpo Docente;
Prof. Victor Henrique Fernandes e Oliveira: Secretário e Representante do Corpo Docente;
Adenisia Alves de Freitas: Representante do corpo discente do Curso de Direito;
Natália Oliveira Nascimento: Representante do corpo discente do Curso de Ciências Contábeis;
Eduarda Ferreira da Costa: Representante do corpo discente do Curso de Administração;
Wander Cláudio de Paula, Mateus Oliveira Sousa, Representantes da Sociedade Civil Organizada.

Data: Quinta, 25. Março 2021 - 14:00

Local: Todos os locais

20 a 22 de outubro_XXIII Semana Acadêmica e VII Encontro Jurídico da Faculdade de Jussara – FAJ

 Progamação da XXIII Semana Acadêmica e VII Encontro Jurídico da Faculdade de Jussara – FAJ

Andressa certo     

Terça-Feira (Dia 20/10/2020)
TÍTULO: RESOLUÇÃO ADEQUADA DE DISPUTAS E ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Andressa Carvalho Menegaz
Juíza do Trabalho – TRT 18
Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho

Graduada em Administração de Empresas pela UPE e Direito pela UFPE. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela UCDB. Aprovada no Concurso da Magistratura do Trabalho do TRT 18a Região, em julho/13. Juíza do Trabalho Substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 18a. Região, atuando na Vara do Trabalho da cidade de Goiás.

 
 Kassandra certo      Kassandra Carvalho e Lima

Juíza do Trabalho – TRT 19
Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho

Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Direito do Trabalho pelo Curso de Extensão Universitária (CEU), em São Paulo. Aprovada no Concurso da Magistratura do Trabalho do TRT 1a Região, lá atuando entre novembro de 2004 e novembro de 2011. Desde dezembro de 2011, em razão de permuta, atua no TRT 19a Região. Juíza Substituta na 4a Vara do Trabalho de Maceió.

 Iara ascêncio      Iara Ascêncio Martins
Conciliadora/Mediadora – Comarca de Jussara
Advogada
Docente da Faculdade de Jussara (FAJ)
Pós-graduada em Direito Público / Pós-graduanda em Direito e Processo Civil
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás - turma 2011/2, Conciliadora/Mediadora (Comarca de Jussara), Advogada, Professora de Direito Civil e Processual Civil, pós-graduada em direito público pela Atame e pós-graduanda em Direito Civil pela Universidade Pitágoras.
       
       
 Sarah Suzane Bertolli    

 Quarta-feira (Dia 21/10/2020)
Tema: "No meio do caminho tinha uma pandemia: reflexões sobre educação e humanidade"

Sarah Suzane Bertolli - Nordestina que mora há quase duas décadas na Terra do Pequi, mãe, professora e leitora. Doutoranda em Letras e Linguística (UFG), mestre em Estudos Linguísticos. Coordenadora da Editora IF Goiano, servidora técnica-administrativa em educação - cargo revisora de textos e pesquisadora no grupo de formação de professores CNPq/UFG. Coautora de material didático pela Casa Publicadora Brasileira e escritora de literatura infanto-juvenil.

       
 André de Queiroz Coelho    

Quinta-feira (Dia 22/10/2020)
TÍTULO: MELHOR FORMA DE INVESTIMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA.

André de Queiroz Coelho - Agente Autônomo de Investimentos certificado pela ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) e registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), graduado em Engenharia Mecânica pela UNESP, pós-graduando em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.

       
       
Victor Fernandes    

Sexta-Feira (Dia 23/10/2020) – Curso de Direito
TÍTULO: DIREITO DO TRABALHO E COVID-19: CENÁRIOS E REFLEXÕES

Victor Henrique Fernandes e Oliveira
Advogado
Docente da Faculdade de Jussara (FAJ)
Especialista em Direito e Processo Civil e Direito e Processo do Trabalho
Mestrando em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (UEG).

Advogado e professor universitário, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, especialista em Direito e Processo Civil e Direito e Processo do Trabalho, mestrando em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP-UEG). Membro da Comissão de Educação Jurídica e Comissão da Escola Superior de Advocacia (ESA) - OAB-GO - subseção - Jussara – Goiás.

 

Local: Todos os locais

Relatório de autoavaliação FAJ 2019

A Comissão própria de Avaliação – CPA, comunica aos Acadêmicos dos cursos de Graduação e Tecnologia que os resultados da Auto-Avaliação 2019 encontram-se disponíveis acessando os links abaixo:
Relatório da Autoavaliação 2019: Clique aqui! 

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA APRESENTA OS RESULTADOS DA AUTO AVALIAÇÃO 2019

Para a Auto Avaliação 2019 a Comissão Própria de Avaliação - CPA elaborou instrumentos de avaliação utilizados pelos alunos, técnico-administrativos e professores de todos os cursos de graduação e tecnologia oferecidos pela Instituição. O sistema é um sistema on-line permitindo que o participante responda ao questionário mediante acesso via internet ao Sistema de Avaliação Institucional. Para a avaliação dos técnico-administrativos elaborou-se, também, um formulário on-line.

A INCORPORAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NO PLANEJAMENTO DA GESTÃO ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA

Diante dos diversos itens avaliativos propostos a Acadêmicos, Docentes e Corpo Técnico Administrativo resultaram alguns itens que não seguem uma tendência positiva. Destaque-se que os itens em avaliação negativa estão restritos às avaliações feitas pelos acadêmicos.
Assim ressalta-se, a seguir, em análises pontuais, considerações pertinentes aos itens que não seguem a tendência de avaliação positiva.
Dos itens avaliativos propostos aos discentes que não seguem nesta tendência positiva há que se destacar: “Estrutura de acesso à Internet”, contida na Divisão “Condições Físicas” cujo somatório de avaliações “Regular” e “Ruim” resultou em um total de 56,00% das avaliações. Há que se observar, no entanto, que, pela quantidade de acadêmicos que acessam a estrutura da internet há, por si só, uma tendência de congestionar a estrutura. Há que se acrescentar que a Faculdade, por sua mantenedora implantou ainda durante o período de auto-avaliação um sistema de acesso à internet por meio de fibra óptica, sendo possível com isso, em havendo disponibilidade de maior velocidade de acesso a internet, melhorar a velocidade de acesso a internet. Ressalte-se que a Instituição contratou um link dedicado de acesso de internet para atender exclusivamente aos acadêmicos e um outro link para atender à demanda da Instituição.
A Autoavaliação Institucional é um instrumento que proporciona a análise das realizações efetivadas pelos diferentes setores da Faculdade de Jussara - FAJ, e constitui - se num valioso feedback ao processo de planejamento da gestão acadêmico administrativa.
Na implementação de melhorias, modificações estruturais, construções de anexos etc. no que se refere à estrutura física da Faculdade os resultados da autoavaliação servem como uma ferramenta valiosa para atender aos anseios e sugestões da comunidade acadêmica.
Todo processo de autoavaliação, desde a elaboração dos questionários até os resultados finais e a apresentação a cada setor, é feito com a participação da Comissão. Os resultados foram apresentados à Direção e à Mantenedora da Instituição e, posteriormente, serão apresentados aos acadêmicos e disponibilizados no site.

MELHORIAS, AQUISIÇÕES E APERFEIÇOAMENTO DE SERVIÇOS INCREMENTADOS PELA FACULDADE DE JUSSARA EM 2019.
A Faculdade de Jussara na busca constante de melhorar e aperfeiçoar-se como Instituição de Ensino Superior que busca a excelência está em constante trabalho dinâmico para, em consonância com os anseios da comunidade acadêmica, alcançar seus objetivos. Como forma de ressaltar esse esforço a FAJ no ano de 2019 efetuou uma série de incrementos, aperfeiçoamento de serviços, aquisições e melhorias abaixo elencadas:
Aquisições e benfeitorias a partir agosto de 2019
- Aquisição de livros para o curso de Ciências Contábeis
- 23 placas em braile
- 09 cadeiras avulsas
- Reforma geral da sala de brinquedoteca
- Ampliação da sala de coordenação de Administração e CSTs
- Reforma da sala coordenação de Pedagogia
- Banheiro Familiar e fraldário
- Sala para Núcleo de Educação a Distância – NEAD.
- Material permanente brinquedoteca
- Material de consumo para brinquedoteca
- 04 mesas para cadeirantes
- 02 carteiras para obesos
- 01 TV para sala dos professores
- pisos nas coordenações
- pisos na área do administrativo
- piso tátil na área de circulação externa (1628 peças)
- piso tátil na área de circulação interna ( 1340 peças)
- Reforma porta dos banheiros femininos
- Compra de 03 suporte para data show
- compra de 05 cadeiras para canhotos
- compra de 05 mesas para portadores de necessidades especiais
- compra de 10 mesas redondas com 5 cadeiras cada
- compra de 02 telões retrátil
- compra de 01 quadro branco 2,00 x 1,20
- Aquisição de 04 Ar condicionado 12.000 Btu’s (Salas EaD’s)
- compra de 01 mesa em L (CPA)
- Aquisição de 01 ar condicionado 9.000 Btu’s (sala do Eder)
- Aquisição de 02 ar condicionado 12.000 Btu’s para salas 01 e 02
- Compra de 01 scanner para secretaria

 

Local: Todos os locais

MEC lança programa para melhorar alfabetização em todo País

MEC lança programa para melhorar alfabetização em todo País

Assessoria de Comunicação Social - MEC

O Ministério da Educação (MEC) lançou, na terça-feira (18), o programa Tempo de Aprender, voltado para a formação e valorização de professores e gestores escolares do ensino fundamental e para a reformulação do material didático e avaliação de alunos em fase de alfabetização. O programa terá orçamento de mais de R$ 220 milhões e será implementado por meio da adesão de estados, municípios e Distrito Federal, que já podem manifestar interesse no site alfabetizacao.mec.gov.br.

O Tempo de Aprender foi construído com base em um diagnóstico realizado pelo Ministério da Educação, no qual foram detectadas as áreas da alfabetização que necessitam de mais investimentos. O programa conta com quatro eixos de atuação: formação continuada de profissionais da alfabetização, apoio pedagógico, aprimoramento das avaliações e valorização dos professores.

Formação continuada

Para a capacitação de professores, serão oferecidos cursos, on-line e presencial, com conteúdo pedagógico validado por equipe de especialistas. A previsão é que o início da formação on-line aconteça ainda no primeiro semestre de 2020 e que a presencial ocorra no segundo semestre. O investimento previsto pelo Ministério da Educação para esta fase será de R$ 10,6 milhões.

Está previsto também um curso para auxiliar gestores educacionais, como diretores e coordenadores pedagógicos, para dar o suporte necessário à alfabetização em suas escolas e redes educacionais, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia. O programa Tempo de Aprender também enviará profissionais do magistério para o curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e pelo Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.

Apoio pedagógico para a alfabetização

Para dar suporte a professores da rede pública em todo o País, o MEC vai lançar o Sistema On-line de Recursos para Alfabetização (Sora). A ferramenta foi desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime), da Universidade Federal de Goiás (UFG), e permitirá o acesso a recursos pedagógicos, como estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas, com respaldo em práticas exitosas de alfabetização. Com custo de R$ 300 mil, o sistema começará a funcionar ainda no primeiro semestre de 2020 e poderá atender mais de 300 mil professores.

O Ministério também vai fornecer apoio financeiro para despesas de custeio de escolas para atuação de assistentes de alfabetização, profissionais que auxiliam os professores no manejo da sala. Por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o MEC vai destinar R$ 183 milhões para a iniciativa.

Esse eixo ainda prevê a reformulação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, de forma a adequá-lo a evidências científicas.

Avaliações da alfabetização

Entre as ações do eixo, está a implementação do Estudo Nacional de Fluência, que irá fornecer às redes de ensino uma ferramenta de diagnóstico de fluência em leitura oral para alunos do 2º ano do ensino fundamental. O estudo será aplicado no fim de 2020 para todas as redes que aderirem ao programa Tempo de Aprender. O orçamento da iniciativa é de R$ 20 milhões e pode atingir cerca de 2 milhões de alunos.

Também será feita a reformulação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) voltadas à alfabetização. O intuito é avaliar conhecimento, fluência em leitura, vocabulário e leitura. O desempenho dos alunos será avaliado em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Valorização profissional

O Tempo de Aprender vai premiar o desempenho de professores, diretores e coordenadores pedagógicos do 1º e 2º ano do ensino fundamental com boas práticas e atividades na área. A medida será realizada, de forma experimental, em 2020, e será expandida em 2021.

Local: Todos os locais

Natal Solidário 2019

No período de 25 de novembro a 06 de dezembro 2019, a Faculdade de Jussara – FAJ encerrando as atividades realizou mais um projeto social, o Natal Solidário, voltado para a comunidade carente da cidade de Jussara. Contamos com a participação dos acadêmicos, colaboradores e professores na concretização desse evento. Foram arrecadados  alimentos não perecíveis que em seguida foram montadas cestas básicas e entregues a famílias carentes, Lar Beneficente Bom Jesus e no Ceiemd Espírita Maria Dolores.    

A direção da Faculdade agradece a colaboração de todos, em mais um grandioso evento.

 Natal solidario 2019 001    Natal solidario 2019 002
     
 Natal solidario 2019 003    Natal solidario 2019 004
     
 Natal solidario 2019 005    Natal solidario 2019 006
     
     
     

Local: Todos os locais

PROJETO: DIVERSIDADE, CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: CONHECENDO PARA COMPREENDER E RESPEITAR

PROJETO: DIVERSIDADE, CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: CONHECENDO PARA COMPREENDER E RESPEITAR

Profa. Mestra Analice de Sousa Gomes

Profa. Especialista Denise G. Barros Cintra

Dia 20 de novembro: Dia Nacional da Consciência negra

No dia 18 de novembro, a partir das 19h, no Centro de Convivência da FAJ aconteceu a culminância deste projeto de extensão. Houve palestras com os Professores Doutorandos: Wilson Gomes (UFG), Márcio Beltrão (UFMT) e o Professor especialista: Victor Fernandes (FAJ). Dentre os assuntos discutidos, foram abordadas temáticas relacionadas a cultura afro-brasileira, sobretudo quanto aos aspectos da Capoeira como “jogo luta”, “arte-luta”; sobre os aspectos legais referentes as noções de territorialidade e diretos indígenas e acerca do respeito à diversidade cultural e étnico-racial.   

As exposições de objetos representativos, da cultura afro-brasileira e indígena, foram materializados por meio de stands produzidos pelos alunos do 6º período do curso de Ciências Contábeis. Dentre os artefatos expostos, foi possível contemplar pinturas, pratos típicos, ornamentos, vestimentas, instrumentos de caça e pesca, uma oca, esculturas e literaturas indígenas e afro-brasileiras.

O espaço para a representatividade foi promovido pelo grupo de capoeira Candeias de Jussara, coordenado pelo contra-mestre Miúdo. Houve apresentação do Maculelê, dança folclórica de origem africana. Na ocasião, foi possível, também, vislumbrar uma roda de capoeira com a efetivação de movimentos típicos do jogo ao som de cantos e instrumentos afro: berimbaus, pandeiros e atabaque.

Este Projeto de extensão foi idealizado a partir da Disciplina Tópicos II: Relações étnicas e cultura afrodescendente, no 6º período do Curso de Ciências Contábeis. Tal disciplina se efetiva com base nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que preveem a inclusão da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da Educação Básica e Superior brasileira, trabalhando metodologias e concepções que reafirmem a necessidade do respeito à diversidade cultural, étnica e social no país.

Nesse sentido, a Faculdade de Jussara – FAJ oportuniza aos acadêmicos diferentes possibilidades de atuação prática, visando o preparo para a inserção ao mercado de trabalho e a construção de uma identidade humanizada do futuro profissional. Assim, este projeto, objetiva atender às necessidades curriculares previstas por Leis Federais de Educação e, sobretudo, promover espaços de debates e transmissão de conhecimentos primordiais para conscientização cultural e para o desenvolvimento da capacidade de aceitação e respeito pela diversidade.

A culminância da primeira edição deste projeto aconteceu na Semana que reafirma a construção da consciência de respeito e valorização da cultura afro-brasileira, com o intuito de disseminar o conhecimento acerca das culturas que formam a identidade do povo brasileiro. O Dia da Consciência Negra lembra a morte de Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares (o maior do período colonial), em 1695. A data (20/11) é celebrada pelos currículos escolares desde 2003 e foi oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Por sua vez, no contexto histórico, as celebrações do 20 de novembro surgiram na segunda metade dos anos 1970, no âmbito das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.

Para o Professor Doutor Jarbas Vargas Nascimento (Pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias e docente do Depto. Português, da PUC- SP):

O Dia Nacional da Consciência Negra deve servir para proclamar o direito de igualdade de todos os cidadãos. Deve levar-nos, também, a escancarar nosso desejo do fim de uma sociedade que marginaliza e que exclui negros e negras, impossibilitando-nos acesso a uma vida digna, capaz de assegurar-nos a superação da pobreza material, da pobreza intelectual e, consequentemente, da pobreza moral.

Nesse sentido, tal projeto impulsiona o crescimento intelectual, o desenvolvimento de conhecimentos sobre os aspectos históricos, sociais e culturais das culturas afro-brasileira e indígena, sobretudo, no que concerne à compreensão da própria identidade do povo brasileiro.

Referências

ARAÚJO JÚNIOR, Mozart Martins de. Inỹ - história e identidade cultural: índios Karajá de Buridina. Dissertação (mestrado). Orientador: Prof. Dr. Luiz Eduardo Jorge. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História: Goiânia, 2012.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: outubro de 2005.

MONTEIRO, Roberta Amanajás. A inserção do negro na sociedade brasileira do século XIX e a questão da identidade entre classe e raça e raça. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD/UnB. http://bit.ly/2Ss6jLV.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Ação educativa, 2004.

NASCIMENTO, Jarbas Vargas. PUC-SP em Notícias. Jornal mensal da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano 6 - Novembro 2015. Disponível em: acesso em 25 de novembro de 2019.

0d9a16b3 46ff 4396 a469 45d893d59782    1c38319d 7d33 4458 b162 64dd78169890 
 0d9f0e1b a461 41fc bf1d 605e07e78f93    0de6a1c5 4500 4d67 a8a6 b3c7165ef035
     
 1ff76a83 bb6d 4d3a 8515 25aeeb3219c0    3e037562 13c4 473b 8b91 84da7fb229c1
     
 3b6635fb d905 44ef 9384 39cc8a310804    4ae39dc3 6c17 4265 8e1f ddbe486c5384
     
 4ca5bf98 8464 44af 9873 3f951e6ffcec    6b8629d4 7d77 4ae1 90ec b53bc62ab9a6
     
4d06ea53 f7dd 423f bf54 9d0412d412c4   5d701d5f b757 4d07 bf61 a91a50b562cc
     
05ed997d 714b 431c bcd0 35ffb5ef6788   8deb2fef 3dd5 45db 9260 608e11182b2c
     
97587adc ddd7 428c bfc8 a091508a6f25   99ece70c 8aa6 4041 9f07 dda105b15902
     
31a7eef7 177b 46e4 9f2a d07e35c02bd4   31b41af3 1381 4176 89b6 0ed03745d500
     
e57c2ba7 90c8 43e6 aab2 db33b3c92e5a   a9ed27b7 b05c 4603 a790 fa0bfa88072f
     
ff002b9f 7cd9 4a6d 8f66 e44160a789e3   fb1e3def cc0d 48cb be62 bd6200aabd1d
     
f3660926 f01b 4a35 8c52 3f94fbb04e5c   c07ed22a 2d03 44fd 8740 712323a3c07a
     
     

Local: Todos os locais

XXII Semana Acadêmica e o VI Encontro Jurídico da Faculdade de Jussara – FAJ

No dia 21 de outubro de 2019, iniciamos a XXII Semana Acadêmica e o VI Encontro Jurídico da Faculdade de Jussara – FAJ, onde a Polícia Mirim sob o comando do Cabo Ricardo e da Sargento Marilda executaram o Hino Nacional Brasileiro e em seguida o Hino do Estado de Goiás, logo após a Profª Leila de Fátima Lopes abriu os trabalhos homenageando sua mãe Dona Maria do Rosário pela parceria e companheirismo e também ao professor que faz jus a semana Prof. Vornei José Hammes. Homenagens também aos acadêmicos Guilherme Barbosa da Silva, Hariel Vinícios Campos Aguiar, Igor Rafael do Carmo, Kadimila Costa de Melo e Douglas Antônio de Morais Santiago do 10º período do Curso de Direito que foram aprovados no Exame da OAB e ao acadêmico Douglas Vinicyus Ferreira dos Reis do Curso de Ciências Contábeis que foi aprovado no Exame de Suficiência do CRC/GO no ano de 2019.
No decorrer da noite aconteceu um mega show de Stand Up com o Seu Waldemar e Fidelis Falante. Sucesso total.

Semana2019 abertura 001     Semana2019 abertura 002
 Semana2019 abertura 003    Semana2019 abertura 004
     
 Semana2019 abertura 005    Semana2019 abertura 006
     
 Semana2019 abertura 007    Semana2019 abertura 008
     
 Semana2019 abertura 009    Semana2019 abertura 010
     
Semana2019 abertura 011   Semana2019 abertura 013
     
Semana2019 abertura 012   Semana2019 abertura 014

 

Dando continuidade a XXII Semana Acadêmica e VI Encontro Jurídico da FAJ, no dia 22/10/2019 (terça-feira), foi ministrada palestra pelo Dr. Thiago Augusto Gomes Mesquita com o tema: “I Seminário de Políticas Públicas e o Meio Ambiente”, em seguida foram organizados pelos acadêmicos do 8º período do Curso de Direito desfile de roupas e objetos customizado e encerramento da Campanha de Doação de Livros: “Ler é fundamental, compartilhar é necessário”.

Semana 2019 2DIA 001     Semana 2019 2DIA 002
 Semana 2019 2DIA 003    Semana 2019 2DIA 004
     
 Semana 2019 2DIA 005    Semana 2019 2DIA 006
     
 Semana 2019 2DIA 007    Semana 2019 2DIA 008
     
Semana 2019 2DIA 009   Semana 2019 2DIA 011
     
Semana 2019 2DIA 012   Semana 2019 2DIA 013
     

 

No dia 23/10/2019 (quarta-feira), aconteceu a 4º EDIÇÃO DA “QUARTA-CULTURAL” com Show de talentos: músicas e poesias e também praça de alimentação, bijuterias, entre outras variedades e o 1º Concurso de Vídeos do Canal: “DIREITO É ISSO”.
Além de sorteio de brindes durante as apresentações.

 

 QUARTA CULTURAL 2019 001    QUARTA CULTURAL 2019 002
     
 QUARTA CULTURAL 2019 003    QUARTA CULTURAL 2019 004
     
 QUARTA CULTURAL 2019 005    QUARTA CULTURAL 2019 006
     
QUARTA CULTURAL 2019 007   QUARTA CULTURAL 2019 008
     
QUARTA CULTURAL 2019 009   QUARTA CULTURAL 2019 010
     
QUARTA CULTURAL 2019 011   QUARTA CULTURAL 2019 012
     
QUARTA CULTURAL 2019 013   QUARTA CULTURAL 2019 014
     
QUARTA CULTURAL 2019 015   QUARTA CULTURAL 2019 016
     

 

No dia 24/10/2019 (quinta-feira), no Centro de Convivência da Faculdade de Jussara – FAJ realizou-se mesa de debates para o Curso de Direito com o tema: “Mediação, Conciliação e Arbitragem” com os seguintes debatedores: Dr. Alexandre Lasprilla, Dr. Joviano Carneiro Neto, Prof. Esp. Gisley Alves de Faria e Prof. Me Alexandre Nascimento Pinheiro. E para os Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação foi realizada no Salão do Júri (Fórum de Jussara) palestra com o tema: “Como escrever para revista cientifica”, ministrada por Alline Emannuele Chaves Ribeiro.

Semana 2019 3DIA 003    Semana 2019 3DIA 002 
 Semana 2019 3DIA 005    Semana 2019 3DIA 004
     
 Semana 2019 3DIA 006    Semana 2019 3DIA 001
     

 

Encerramos no dia 25 de outubro de 2019 na Associação Atlética Bando do Brasil – AABB de Jussara, a XXII Semana Acadêmica e o VI Encontro Jurídico da Faculdade de Jussara - FAJ com sucesso. Ocorreu com brilhantismo o encerramento do campeonato de futebol; E a tradicional Feira Gastronômica – Projeto Interdisciplinar (13ª edição) com show ao vivo de César Almeida, promovida pelos acadêmicos dos Cursos de Administração e Direito sob a coordenação da Professora Mestre Matilde Lelis.

 SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 001   SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 002 
     
 SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 003    SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 004
     
 SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 005    SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 006
     
SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 007   SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 008
     
SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 009   SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 010
     
SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 011   SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 012
     
SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 009   SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 010
     
SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 015   SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 016
     
SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 017   SEMANA ACAD ENCERRAMENTO 018
     

Local: Todos os locais

Página 1/20
Início - Voltar - 1 2 3 4 5 ... - Próximo - Fim
1-10/193

logo

Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2021 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi