O Curso

CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA

Curso: Agronomia
Vagas: 80 vagas

Regime: Semestral
Turno: Matutino/Noturno
Duração: 10 semestres
Modalidade: Bacharelado
Regime de Oferta: Presencial/Híbrido
Carga horária: 4100 horas;
Autorização: Portaria MEC número 767 de 26/07/2022
Coordenadora: Ma. Camila Regina da Silva Santos

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8657424726762796

Linhas de Formação:
Agronomia

Agronegócio

O Curso

            O Curso de Agronomia desta Instituição tem por objetivo preparar o seu aluno, dando-lhe uma formação multidisciplinar, de tal forma que, ao atingir o bacharelado, estará apto a exercer a agronomia, como profissional liberal, trabalhar em empresas, escritórios e em órgãos governamentais, bem como atuar na área de consultoria.

            Conforme citado, dentre as principais culturas e atividades, estão: a produção de grãos, de carnes bovina, suína, frango e de leite. São cadeias produtivas que se complementam. Ou seja, a produção de grãos está diretamente relacionada à produção de proteína animal. Por sua vez, a proteína animal produzida na região, está diretamente relacionada aos sistemas de integração, que exigem a mão de obra familiar e um alto nível tecnológico. Desta forma, o nível tecnológico da região exige investimento, conhecimento e informação por parte dos produtores, que, por sua vez, atendem as exigências das agroindústrias da região.

                Com o desenvolvimento do agronegócio e de agroindústrias na cidade de Jussara e região de forma integrada, o curso de Agronomia da Faculdade de Jussara – FAJ tornará possível atender as demandas local, regional e, principalmente, do “Vale do Araguaia”, área localizada no estado de Mato Grosso – MT, composta por 23 municípios com alto índice de desenvolvimento e de produtividade agrícola. O município de Jussara-GO está situado na divisa entre os estados de Goiás e Mato Grosso-MT.   

                A região do “Vale Araguaia” apresenta o terceiro maior hidrológico e o décimo terceiro em extensão no Brasil, na ordem de 23 km³.ano-1, cerda de 13,3 % do volume. Esta é a região das nascentes do Rio Araguaia, o qual é fundamental para a manutenção da qualidade deste manancial para os diversos usos, no âmbito do Estado de Goiás. No entanto, as ações antrópicas que vem ocorrendo nesta área tem comprometido a capacidade de produção hídrica e tornado à região vulnerável ao processo de voçorocamento.

                A bacias hidrográficas do rio Vermelho e a média sub-bacia do Rio Araguaia, possuem o potencial hidrológico da ordem de 27 km³.ano-1, correspondendo a aproximadamente 15% do volume total das bacias hidrográficas brasileira. Nesta região há baixa densidade populacional, o que não impede que esta venha passando por um processo acelerado da intensificação da agricultura nos últimos anos. Cabe ressaltar que esta área apresenta características semelhantes às da área de montante (alta bacia), ou seja, os solos, sobretudo na média bacia, são menos desenvolvidos e propensos aos processos erosivos. Assim, esta região começa a ter problemas de assoreamento de mananciais e, caso não sejam implantadas práticas de manejo corretas e sustentáveis, consequentemente, haverá redução da capacidade produtiva do solo e da região no médio e longo prazo.

            Portanto, se trata de uma região que exige do agronegócio muito conhecimento técnico e, por consequência, profissionais que possam contribuir para o aumento dos índices de produtividade e da qualidade da produção.

logo
Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2024 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi