Linha de Pesquisa

Linha de Pesquisa do Curso de Agronomia da Faculdade de Jussara – FAJ

            A Faculdade de Jussara - FAJ tem Linhas Gerais de Pesquisa Institucionais criadas com o propósito de transformar o contexto em que a Instituição está inserida. Em conformidade com a missão institucional de " Atuar no segmento da educação com excelência e ética, promovendo a formação de cidadãos empreendedores e comprometidos com o desenvolvimento sustentável da sociedade”, a Faculdade incentiva diferentes tipos de trabalhos realizados na instituição, cujo conteúdo aborde temas transversais para o enriquecimento curricular e com impacto relevante na cidade de Jussara-GO e Região.

            Conforme exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) de (1997), os temas transversais consistem em problemáticas sociais consideradas urgentes no contexto brasileiro. Eles abrangem os seguintes temas: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Em concordância com a PCN de 1997, tais temas podem ser adaptados conforme as necessidades de cada Região Brasileira.

            Levando-se em consideração o contexto em que a Faculdade de Jussara - FAJ está inserida, bem como, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram realizadas discussões entre gestores institucionais, coordenadores e professores dos Cursos de Graduação, visando estruturar as Linhas de Pesquisa da Faculdade de Jussara - FAJ em concordância com as exigências da sociedade. Tais discussões culminaram na definição de 6 (seis) Linhas Gerais de Pesquisa Institucionais, definidas como eixos norteadores dos quais a Faculdade de Jussara - FAJ desenvolverá trabalhos e atividades. Estas Linhas Gerais de Pesquisa Institucionais são:

  1. 1. Comunicação, Inovação e Tecnologias;
  2. 2. Cultura, Educação e Direito;
  3. 3. Sociedade, Organizações e Políticas Públicas;
  4. 4. Estratégias, Desenvolvimento e Sustentabilidade;
  5. 5. Controle de Sistemas, Processos Construtivos e de Fabricação;

            Os coordenadores e professores dos Cursos de Graduação estruturaram seus Núcleos, Áreas e Linhas de Pesquisa em conformidade com as Linhas Gerais de Pesquisa Institucionais, respeitando-se os conteúdos relevantes de cada Curso de Graduação.

            A linha geral da Faculdade de Jussara - FAJ em que se insere o curso de Agronomia, conforme definido em NDE do curso e também discutido no Colegiado, foi direcionado na linha 4: Estratégias, desenvolvimento e sustentabilidade, formando, portanto, o NEPAGR – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agrárias.

            As pesquisas relacionadas à Linha do NEPAGR estão relacionadas ao curso de Agronomia. As áreas de concentração dessa linha versam sobre “ Sustentabilidade”, “Análises químicas”, Produção vegetal e tecnologias”, “Pós colheita” e “Produção e manejo animal”. Tais áreas se subdividem em diversas linhas de pesquisa cada uma, que são formuladas no sentido de direcionar e enquadrar as pesquisas relacionadas neste curso da IES bem como orientar os docentes e discentes acerca do campo de pesquisa da IES.

logo
Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2024 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi