A sociedade na era da informação e do conhecimento caracteriza-se pela inovação, pela transformação rápida das técnicas, pelos novos métodos de gestão e pelos paradigmas da eficiência, agilidade e racionalidade objetiva na dimensão estrutural e organizacional das empresas. A modernidade, em muitos casos, a pós-modernidade, não faz concessões ao atraso organizacional, à defasagem de competências e às gestões piramidais, burocratizadas em hierarquias verticalizadas. As reestruturas empresariais, e as novas estruturas geradas sob o domínio das tecnologias microeletrônicas, da informação e do conhecimento, exigem, particularmente, dos cursos de Administração, a responsabilidade de formar e disponibilizar para a sociedade, profissionais capacitados à compreensão da nova gestão empresarial, como também ter a percepção exata das questões científicas e técnicas, dos contextos econômicos e sociais da atualidade. Exige-se de um profissional de grande competência a capacidade de absorver as inovações e, portanto, ser portador de flexibilidade intelectual que o conduza ao entendimento rápido das mudanças que se operam, continuamente, no mundo dos negócios.
As linhas de formação específica do curso de Administração constituem oportunidades, a partir de uma formação básica comum, de direcionar a especialização às áreas dominantes do cenário empresarial, particularmente, aquelas que evoluem do processo inovador da economia e, conseqüentemente, da estrutura e organização das empresas.
O curso de Administração da Faculdade de Jussara visa a preparação um novo administrador com perfil gerencial de intervenção e solução de processos, auto-organização face às mudanças, visão de futuro e trabalho em equipes interdisciplinares e capacidade de diagnóstico.
O egresso do Curso deve apresentar o seguinte perfil:
- Possuir formação humanística que permita a compreensão do mundo e da sociedade;
- Possuir visão geral do ambiente interno e externo da organização, dentro de uma perspectiva sistêmica que englobe clientes, fornecedores, parceiros, comunidade e governo;
- Apresentar sólido embasamento teórico e domínio dos conceitos básicos da Ciência da Administração;
- Possuir raciocínio lógico e analítico;
- Possuir espírito investigativo e compreensão da necessidade de aperfeiçoamento contínuo;
- Ser dinâmico, empreendedor, criativo;
- Estar sempre atento à efetiva valorização de contribuições diferenciadas, privilegiando a liderança eficaz das pessoas;
- Estar sempre bem informado, sintonizado com as necessidades do momento e da organização, para que possa oferecer as contribuições que dele se espera como profissional;
- Desenvolver o raciocínio estratégico e atitudes orientadas para o mercado;
- Buscar permanentemente soluções criativas e eficazes para a organização;
- Fornecer subsídios para a transformação de oportunidades em realidades de negócio;
- Analisar o mercado;
- Examinar o processo de negociação na área de agronegócios;
- Identificar as formas de concorrência existentes e as ações que deverão ser executadas para o sucesso do seu empreendimento.