Linha de Pesquisa do Curso de Agronomia da Faculdade de Jussara – FAJ

            A Faculdade de Jussara - FAJ tem Linhas Gerais de Pesquisa Institucionais criadas com o propósito de transformar o contexto em que a Instituição está inserida. Em conformidade com a missão institucional de " Atuar no segmento da educação com excelência e ética, promovendo a formação de cidadãos empreendedores e comprometidos com o desenvolvimento sustentável da sociedade”, a Faculdade incentiva diferentes tipos de trabalhos realizados na instituição, cujo conteúdo aborde temas transversais para o enriquecimento curricular e com impacto relevante na cidade de Jussara-GO e Região.

            Conforme exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) de (1997), os temas transversais consistem em problemáticas sociais consideradas urgentes no contexto brasileiro. Eles abrangem os seguintes temas: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Em concordância com a PCN de 1997, tais temas podem ser adaptados conforme as necessidades de cada Região Brasileira.

            Levando-se em consideração o contexto em que a Faculdade de Jussara - FAJ está inserida, bem como, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram realizadas discussões entre gestores institucionais, coordenadores e professores dos Cursos de Graduação, visando estruturar as Linhas de Pesquisa da Faculdade de Jussara - FAJ em concordância com as exigências da sociedade. Tais discussões culminaram na definição de 6 (seis) Linhas Gerais de Pesquisa Institucionais, definidas como eixos norteadores dos quais a Faculdade de Jussara - FAJ desenvolverá trabalhos e atividades. Estas Linhas Gerais de Pesquisa Institucionais são:

  1. 1. Comunicação, Inovação e Tecnologias;
  2. 2. Cultura, Educação e Direito;
  3. 3. Sociedade, Organizações e Políticas Públicas;
  4. 4. Estratégias, Desenvolvimento e Sustentabilidade;
  5. 5. Controle de Sistemas, Processos Construtivos e de Fabricação;

            Os coordenadores e professores dos Cursos de Graduação estruturaram seus Núcleos, Áreas e Linhas de Pesquisa em conformidade com as Linhas Gerais de Pesquisa Institucionais, respeitando-se os conteúdos relevantes de cada Curso de Graduação.

            A linha geral da Faculdade de Jussara - FAJ em que se insere o curso de Agronomia, conforme definido em NDE do curso e também discutido no Colegiado, foi direcionado na linha 4: Estratégias, desenvolvimento e sustentabilidade, formando, portanto, o NEPAGR – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agrárias.

            As pesquisas relacionadas à Linha do NEPAGR estão relacionadas ao curso de Agronomia. As áreas de concentração dessa linha versam sobre “ Sustentabilidade”, “Análises químicas”, Produção vegetal e tecnologias”, “Pós colheita” e “Produção e manejo animal”. Tais áreas se subdividem em diversas linhas de pesquisa cada uma, que são formuladas no sentido de direcionar e enquadrar as pesquisas relacionadas neste curso da IES bem como orientar os docentes e discentes acerca do campo de pesquisa da IES.

Estágios

O objetivo geral do estágio curricular supervisionado é formar um profissional comprometido com seu trabalho a fim de proporcionar a integração das atividades curriculares e a experiência profissional nas diferentes áreas de atuação.

Os objetivos específicos do estágio são:

  • Proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da consciência cidadã dos discentes através do domínio sobre seus próprios mecanismos de aprendizagem;
  • Integrar o discente aos serviços de agronomia e à comunidade, além de aquisição da autonomia necessária ao exercício da profissão;
  • Criar oportunidades para os discentes se exporem à necessidade de tomada de decisões nos âmbitos técnico-científico, ético e relacional com clientes/produtores, bem como na interação com outros profissionais das ciências agrárias;
  • Integrar a teoria com a realidade, buscando conhecimentos, práticas e experiências acadêmico-profissionais voltadas para a atuação no trabalho, dentro do contexto social que caracteriza a realidade vivenciada;
  • Desenvolver conhecimentos, habilidades e destrezas que caracterizem o discente como um profissional tecnicamente capaz, cientificamente orientado e socialmente sensível para solucionar, com critério, os problemas psicológicos mais prevalentes;
  • Desenvolver no aluno a capacidade de extensão rural e assistência técnica direta aos produtores rurais e suas atividades agropecuárias;
  • Planejar e gerenciar as atividades agronômicas dentro de uma atividade/propriedade rural;
  • Respeitar e cumprir o Código de Ética Profissional;

            É considerado Estágio Curricular o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de discente que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior.

            O estágio curricular totaliza 260 (duzentas e sessenta horas) horas de Estágio Supervisionado e poderá ser realizado em instituições, órgãos e empresas conveniadas com a Faculdade de Jussara - FAJ, com orientação docente e supervisão local, devendo apresentar programação previamente definida em razão do processo de formação do discente de Agronomia, considerando o perfil do egresso, os objetivos do curso e o desenvolvimento de competências, entre outros.

                O Estágio Supervisionado propende o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Ele é contemplado como um procedimento didático que conduz o discente a situar, observar e aplicar, criteriosa e reflexivamente, princípios e referências teórico-práticos assimilados entre a teoria e prática, sendo uma etapa de aplicação do conhecimento e do aperfeiçoamento de habilidades em situação real. O Estágio Curricular do curso oferece oportunidade de aprendizagem aos estagiários, constituindo-se em instrumento de integração, de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

            O estágio é atividade obrigatória conforme preconiza as DCNs, será realizado ao longo da integralização curricular. A obrigatoriedade dessa vivência acontece em virtude de se entender como imprescindível à formação acadêmica e a iniciação profissional. A prática profissional tem por fim proporcionar aos discentes condições para o desenvolvimento de suas capacidades e aquisição de habilidades específicas, segundo áreas de atuação.

            A vivência de um currículo integrador e propiciador de experiências multiculturais consistem na concepção de um planejamento dinâmico que articule o conhecimento técnico com a formação humana, ética e postura crítica, efetivada por meio de uma metodologia pertinente e adequada aos objetivos traçados no processo de aprendizagem.

            Neste processo se dão a construção e avaliação do desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao futuro exercício da profissão. É também um momento privilegiado para se acompanhar a vivência dos aspectos do mundo do trabalho através de situações reais vivenciadas pelos discentes nos espaços sócios ocupacionais onde se realizam os estágios.

            Os Estágios Supervisionados serão orientados pelos docentes indicados no curso com respectivas formações teórico-prática na área responsável do estágio, de acordo com as normas internas da Faculdade de Jussara - FAJ e serão realizados no período indicado pela base curricular do curso. As ações efetivadas nos Estágios Supervisionados são o modo pelo qual o discente revela sua capacidade de planejar e executar as propostas interventivas constituídas no decorrer do curso e durante as orientações do estágio. Mediado pela supervisão pedagógica e supervisão de campo, o discente irá: observar, diagnosticar, pesquisar e interagir nos espaços sócio ocupacionais onde se dão as práticas de estágio.

                Ao concluir os estágios o discente apresentará os resultados conforme as definições demonstradas no regulamento e na política de estágio do curso, tendo como horizonte a socialização das informações e conhecimentos construídos durante o processo de realização do estágio.

Estágio não obrigatório

            Além do estágio supervisionado obrigatório, o aluno poderá realizar estágio extracurricular em qualquer período do curso, desde que seguidas às normas institucionais e regulamentares do Curso de Agronomia da Faculdade de Jussara - FAJ.

            O estágio extracurricular é regido pela Lei nº. 11.788 de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.

                O aluno poderá realizar estágios não obrigatórios, em qualquer fase do curso, ficando sob sua responsabilidade e da empresa concedente os trâmites para a formalização do mesmo. Vale ressaltar que não é de responsabilidade da FAJ todo e quaisquer problemas relacionados à direitos trabalhistas, acidentes de trabalho, que por ventura ocorram durante a realização de estágio não obrigatório.

                Os estudantes que realizarem estágio não obrigatório poderão solicitar que tais horas sejam validadas como horas de atividades complementares sempre obedecendo o limite estipulado no regulamento. No entanto, caberá ao Colegiado do Curso analisar e aprovar a validação de tais horas.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares que têm como objetivo principal enriquecer expandir o perfil do egresso com atividades que privilegiem aspectos diversos da sua formação, incluindo atividades desenvolvidas fora do ambiente acadêmico. Tais atividades constituem instrumental importante para o desenvolvimento pleno do discente, servindo de estímulo a uma formação prática independente e interdisciplinar, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho.

                Essas atividades podem ser cumpridas em diversos ambientes, como na própria Faculdade de Jussara - FAJ, ou mesmo em outras instituições e variados ambientes sociais, técnico-científicos ou profissionais, em modalidades tais como: formação profissional (cursos de formação profissional, experiências de trabalho ou estágios não obrigatórios), de extensão universitária junto à comunidade, de pesquisa (iniciação científica e participação em eventos técnico-científicos, publicações científicas), de ensino (programas de monitoria e tutoria ou disciplinas de outras áreas), políticas (representação discente em comissões e comitês) e de empreendedorismo e inovação (participação em Empresas Júnior, incubadores, ou outros mecanismos).

Periódicos científicos Agronomia

Periódicos Especializados

            A biblioteca contará, em seu acervo, com periódicos on line específicos para o curso de Agronomia e outros de interesse da comunidade acadêmica. Para tanto, a Faculdade de Jussara – FAJ, se necessário for, providenciará assinaturas correntes de periódicos, que serão ampliadas, de acordo com as indicações do Departamento do Curso de Agronomia, docentes e estudantes.

            Segue a relação de periódicos, os quais poderão ser acessados a partir do portal da biblioteca da FAJ:

  • COFFEE SCIENCE

http://www.coffeescience.ufla.br/index.php/Coffeescience

  • ORGANIZAÇÕES RURAIS & AGROINDUSTRIAIS

http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora

            http://www.ccarevista.ufc.br/seer/index.php/ccarevista

  • REVISTA CIENTIFICA ELETRÔNICA DA AGRONOMIA

            http://faef.revista.inf.br/site/c/agronomia.html

  • FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY

            http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-2061&lng=pt&nrm=isso

  • CIÊNCIA RURAL

            http://coral.ufsm.br/ccrrevista/index.htm

  • PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA – PAB

            http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&lng=pt&pid=0100-204X&nrm=isso

  • REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO

            http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-0683&lng=pt&nrm=isso

  • REVISTA BRASILEIRA DE ENTOMOLOGIA

            http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0085-5626&lng=pt&nrm=isso

  • REVISTA BRASILEIRA DE FRUTICULTURA

            http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-2945&lng=pt&nrm=isso

  • SCIENTIA AGRICOLA

            https://revistas.ufpr.br/agraria/issue/view/2531

            http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-9016&lng=pt&nrm=isso

  • REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA

            http://www.anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=1

  • AMBIENTE E CONSTRUÇÃO

            http://www.abcm.org.br/pb/revista-abcm-engenharia

  • BAR. BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW

            http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=2

  • ECONOMIA GLOBAL E GESTÃO (LISBOA)

            http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0873-7444&lng=en

  • CADERNOS EBAPE.BR (FGV)

            https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap

            https://ebape.fgv.br/publicacoes/cadernosebape

  • COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO

            http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0872-9662&lng=en

  • GESTÃO E PRODUÇÃO (UFSCAR)

            http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&lng=pt&pid=0104-530X&nrm=isso

  • GESTÃO & TECNOLOGIA DE PROJETOS

            https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos

  • NOVOS ESTUDOS. CEBRAP

            http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&lng=pt&pid=0101-3300&nrm=isso

  • PRODUÇÃO (SÃO PAULO)

            http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-6513&lng=pt&nrm=isso

  • RAC ELETRÔNICA (ONLINE)

            http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=3

  • REEC - REVISTA ELETRÔNICA DE ENGENHARIA CIVIL

            http://www.revistas.ufg.br/index.php/reec/index

  • REVISTA SULAMERICANA DE ENGENHARIA ESTRUTURAL

            http://www.upf.br/seer/index.php/rsaee/index

  • RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE

            http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM

  • RAUSP – ELETRÔNICA

            http://rausp.usp.br

  • READ. REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO

            http://www.ufrgs.br/periodicos/periodicos-1/read-revista-eletronica-deadministracao

  • REVISTA BRASILEIRA DE FINANÇAS

            http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbfin/index

  • BBR. BRAZILIAN BUSINESS REVIEW

            http://www.bbronline.com.br/

  • GESTÃO & PLANEJAMENTO

            https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/index

  • REVISTA ELETRÔNICA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

            https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/

  • TEORIA E PRÁTICA NA ENGENHARIA

            http://www.editoradunas.com.br/revistatpec/

  • DYNA

            http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_serial&pid=0012-7353

  • REVISTA DO SERVIÇO PÚBLICO (BRASÍLIA)

            https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP

  • CONJUNTURA & PLANEJAMENTO

            http://publicacoes.sei.ba.gov.br/index.php/conjunturaeplanejamento

  • CADERNOS GESTÃO PÚBLICA E CIDADANIA

            http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc

  • EXACTA

            http://www4.uninove.br/ojs/index.php/exacta/issue/archive

https://www.scielo.br/journal/eagri/about/

https://www.ufrgs.br/agronomia/joomla/index.php/biblioteca-periodicos

http://creaprw16.creapr.org.br/revista/Sistema/index.php/revista

http://www.ia.ufrrj.br/revista/artigos.htm

https://seer.sede.embrapa.br/index.php/RPA

http://cientifica.org.br/index.php/cientifica/issue/view/36

https://revistas.ufg.br/pat/issue/view/2236

http://ccarevista.ufc.br/seer/index.php/ccarevista/issue/view/80

  • PORTAL DO AGRONEGOCIO

http://www.agronomia.com.br/conteudo/links_selecionados/07_agronegocios/agro_www.portaldoagronegocio.com.br.htm

  • REVISTA AGRONÔMICA

http://www.agronomia.com.br/conteudo/links_selecionados/01_agronomia/agro_www.guiademidia.com.br.htm

Avicultura Industrial

https://www.aviculturaindustrial.com.br/edicao

A Lavoura – Sociedade Nacional de Agricultura

https://alavoura.com.br/

CAMPO

https://sistemafaeg.com.br/faeg/revista-campo

Sociedade Nacional de Agricultura

https://www.sna.agr.br/

Revista Cidadania e Meio Ambiente

https://www.ecodebate.com.br/revista-cidadania-e-meio-ambiente/

Revista Agropecuária Técnica (AGROTEC)

https://periodicos.ufpb.br/index.php/at

Revista Floresta

https://revistas.ufpr.br/floresta

Revista Brasileira de Agroecologia

http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia

Revista da Associação Brasileira de Horticultura http://cms.horticulturabrasileira.com.br/

logo
Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2024 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi