OVG inclui bolsistas e anuncia inscrições ao Programa Bolsa Universitária

OVG inclui bolsistas e anuncia inscrições ao PBU

Novos 7.952 bolsistas do Programa Bolsa Universitária (PBU), desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), assinaram no dia 24 de janeiro os contratos para concessão do benefício. A assinatura dos documentos foi realizada no Centro de Convenções de Goiânia. Na ocasião, o governador Marconi Perillo cumprimentou os beneficiários e anunciou a abertura de inscrições para cinco mil bolsas a partir de 1º de março. Marconi Perillo disse também que, em agosto, serão abertas inscrições para mais dez mil bolsas.
Desde a criação do PBU em 1999, mais de 118 mil estudantes de baixa renda foram beneficiados, e segundo Marconi Perillo, o objetivo é chegar a 150 mil até o final do próximo ano. “A nossa meta é chegarmos até o final do ano que vem a pelo menos 150 mil alunos. Somente neste governo, serão cerca de 50 mil estudantes beneficiados com o Programa Bolsa Universitária, que é garantia de oportunidade para as pessoas mais pobres entrarem no mercado de trabalho. Isso significa promoção social, cidadania.”
O governador falou ainda sobre a importância da educação para evitar o aumento da criminalidade e destacou outras ações do Estado voltadas para a área, como a criação da UEG em 1999; o Programa Bolsa Futuro da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que oferece cursos de qualificação profissional; e muitos outros benefícios para os alunos das escolas estaduais.
Já o coordenador-geral da OVG, Afrêni Gonçalves, fez um balanço das melhorias no Programa Bolsa Universitária a partir das modificações realizadas em 2011. “As inscrições eram anuais, agora o processo é semestral. Além do critério socioeconômico passamos a considerar também o mérito do aluno. Aquele que tem melhor desempenho acadêmico tem um benefício maior. E ainda implantamos o benefício integral, que antes não existia.”
Entre os novos bolsistas, mil foram contemplados com a bolsa integral e 6.952 com a parcial. Estes números incluem universitários de todo o Estado, matriculados em 68 instituições de ensino superior conveniadas com a OVG. Os estudantes foram selecionados durante processo realizado no segundo semestre de 2012.
O Programa
Os critérios socioeconômicos de inclusão ao Programa Bolsa Universitária são: renda bruta familiar mensal de até 3 salários mínimos para bolsa integral e renda bruta familiar de até 6 salários mínimos para bolsa parcial. O valor do benefício parcial no primeiro semestre é de 80% da mensalidade (após o desconto de pontualidade), limitado a R$ 300,00. A partir do segundo semestre, o valor pode chegar a R$ 500,00 de acordo com o desempenho acadêmico do aluno. Quanto maior a nota, maior o valor da bolsa.
Ao serem inscritos no Programa Bolsa Universitária, os estudantes se comprometem a prestar a contrapartida em uma das instituições parceiras cadastradas na OVG, em sua área de formação ou em ações humanitárias, como a doação de sangue. A carga horária da contrapartida é proporcional ao valor da bolsa e compatível com os horários de estudo e trabalho.

Assessoria de Comunicação - ASCOM/OVG
www.ovg.org.br
Fone/Fax: (62) 3201-9482 - Fone: 3201-9415

 

logo
Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2024 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi