PRIMEIRA RODADA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL DE VERÃO TEM CHUVA E VITÓRIA INÉDITA
Começou na noite do último dia 25 de setembro o Campeonato de Futebol de Verão 2012 da Faculdade de Jussara – FAJ. Nesta edição seis equipes estão disputando o troféu de campeã. Na fase inicial da competição os times estão divididos em dois grupos, A e B, e se enfrentarão em turno e returno. Os dois melhores colocados de ambas as chaves disputarão as semifinais e finais. O grupo A, que é encabeçado pelo campeão do último Torneio de Inverno, o “Ypioca F.C.”, conta ainda com o “Os Pé di Foice” e o “Skolacho”, terceiro colocado do último campeonato. Já o grupo B tem como cabeça de chave o “Os Mió di Goiás”, vice-campeão do Torneio de Inverno, contando ainda com a participação do “Juventus F. C.” e do “4º Comando”.
Na primeira partida da noite, válida pelo grupo A, a chuva e os fortes ventos que apareceram para aplacar o insuportável calor que vem sendo sentido na cidade de Jussara roubaram a cena, pois o nível de futebol apresentado por ambas as equipes, “Ypioca F.C.” e “Os Pé di Foice”, não chegou a empolgar ninguém que estivesse assistindo � partida. Foi um jogo equilibrado e de muita marcação, onde os goleiros acabaram sendo destaque positivo fazendo boas defesas para ambos os lados. Na metade do primeiro tempo, o atleta Ricardo, do “Ypioca F.C.” resolveu arriscar um chute de longa distância em diagonal. A “bala de canhão” acabou indo parar no fundo das redes adversárias. Daí em diante a chuva apertou e o jogo piorou. O atleta Júlio César, camisa 10 do “Os Pé di Foice” perdeu duas chances incríveis de gol, bem ao estilo “Inacreditável Futebol Clube”. Mas não se pode creditar as oportunidades desperdiçadas apenas � má pontaria do atacante. É preciso destacar as ótimas intervenções do goleiro Harrison do “Ypioca”, que nos dois momentos garantiram a primeira vitória do “Ypioca F.C.” na história dos torneios da FAJ. É isso mesmo, apesar de já possuir um título e um vice-campeonato, o “Ypioca” jamais havia vencido sequer uma partida em todos os torneios que disputou, avançando sempre com empates nas partidas e vitórias nas decisões por pênaltis. A impressão que ficou ao fim deste embate é a de que mais uma vez o goleiro Harrison “carregará” a equipe do “Ypioca” nas costas e o “Os Pé di Foice” precisará evoluir muito como equipe para dar algum trabalho aos adversários neste campeonato.
Já no segundo confronto da noite o nível técnico se mostrou melhor, os gols saíram e o “Os Mió de Goiás” confirmou o favoritismo vencendo a sua estreia contra o “Juventus F.C.” que jogou toda a partida com um atleta a menos. O placar elástico de 4X0, alcançado pelo “Os Mió di Goiás” não reflete a dificuldade que a equipe enfrentou nesta partida, onde, mesmo com um jogador a menos, o “Juventus” conseguiu levar a peleja de igual para igual durante todo o primeiro tempo obrigando o goleiro adversário a realizar algumas boas defesas. A primeira etapa acabou com o “Os Mió di Goiás” vencendo pelo placar de 1X0 com o gol marcado pelo atleta Wilson, ex “Tabajara F.C.”. No segundo tempo a desvantagem numérica se acentuou com o cansaço e o “Juventus” já não conseguia atacar e se defender com eficiência. O “Os Mió di Goiás” se aproveitou e teve tranquilidade para ampliar a sua vantagem até os 4X0. Vale destacar a boa atuação do Prof. Luciano pelo lado do “Os Mió di Goiás”, que apesar de ter perdido ao menos três oportunidades claras, incríveis mesmo de gols, realizou duas assistências e ainda deixou o seu no fundo das redes. O Prof. Luciano justificou as chances perdidas dizendo que “a bola estava escorregando por causa da chuva”. A impressão que fica ao fim deste confronto é a de que o “Os Mió di Goiás” mais uma vez tem time para brigar pelo título. Mas será que eles vão superar a síndrome do vice, pois este time está parecendo até o bom e velho Vasco da Gama. Já o “Juventus” mostrou que ainda pode crescer muito neste campeonato, pois se jogar completo com toda certeza dará muito trabalho aos adversários.
Prof. Adm. Osmar de P. Oliveira Júnior