A coordenação acadêmica do curso de Direito, por sua Coordenadora, Profª Célia de Lellis, com o intuito de aprimoramento do conhecimento sobre dois temas de relevância vem recomendar a leitura dos dois livros abaixo descritos:
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela, Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010. 167 p.
KROKOSCZ, Marcelo. Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo: Atlas, 2012. 150 p.
O primeiro trata dos gêneros textuais acadêmicos: artigo, resenha, projeto de pesquisa e resumo.
O segundo trata da questão do plágio, explicando o que é e o que não é plágio.
Os dois livros têm muitos exemplos.
Eis o sumário do livro Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores Apresentação, XI
Prefácio, xv
Introdução, 1
1 O Que é Plágio?, 9
1.1 Origem, 10
1.2 Definição, 11
1.3 Envolvidos, 12
Reflexão, 20
2 Por Que Acontece Plágio?, 22
2.1 Razão acidental (desconhecimento técnico), 22
2.2 Facilidade de acesso � informação eletrônica (Internet) e de uso de recursos de edição de texto, 24
2.3 Falta de tempo, 24
2.4 Dificuldade de escrita acadêmica e hábito de reprodução textual, 27
2.5 Interesse em aumentar o número de publicações, 30
2.6 Falta de ética, 31
Reflexão, 38
3 Tipos de Plágio no Âmbito Educacional, 39
3.1 Plágio direto (word-for-word), 39
3.2 Plágio indireto (paráfrase, mosaico e apt phrase), 43
3.2.1 Uso de paráfrase sem atribuição de crédito, 43
3.2.2 Elaboração de mosaico, 44
3.2.3 Uso inadequado de chavões (apt phrase), 46
3.3 Plágio de fontes (reprodução de citações), 47
3.4 Plágio consentido (conluio), 50
3.4.1 Conluio entre colaboradores, 50
3.4.2 Conluio comercial, 53
3.5 Autoplágio, 53
Reflexão, 61
4 Como o Plágio pode ser Evitado?, 63
4.1 Conscientização ética, 64
4.2 Atualização das formas de solicitação de trabalhos acadêmicos, 66
4.3 Capacitação metodológica, 72
4.3.1 Referências, 72
4.3.2 Citações, 79
4.3.2.1 Citação direta curta, 80
4.3.2.2 Citação direta longa, 81
4.3.2.3 Citação indireta, 82
4.4 Uso de programas de detecção eletrônica de plágio, 83
4.5 Institucionalização político-normativa, 84
4.5.1 Leis, 85
4.5.2 Regras institucionais, 86
4.5.3 Sanções, 87
Reflexão, 91
5 Nem Tudo é Plágio, 92
5.1 Conhecimento comum, 94
5.2 Paródia, 99
Reflexão, 107
6 Exercícios, 108
6.1 Teste seus conhecimentos sobre o plágio, 108
6.2 Correção comentada dos exercícios, 130
Referências, 141