Goiás se adianta na implantação do Cadastro Ambiental Rural
Reunião com Ibama traça acordos para acelerar o processos
Secretária do Meio Ambiente em Goiás, Jacqueline Vieira, esteve reunida nesta quinta-feira, dia 26, com o presidente do Ibama, Volney Zanardi, e o Superitendente em Goiás, Luciano Evaristo, para tratar do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Goiás. O CAR é uma exigência do Novo Código Florestal, aprovado este ano no Congresso Nacional, e substitui a antiga averbação necessária para o licenciamento ambiental das propriedades rurais.
Goiás conseguiu concretizar o acordo de cooperação técnica para adesão e implementação do CAR no Estado. Outro acordo prevê a capacitação dos técnicos da Semarh para a execução do trabalho e o termo de cooperação da fauna.
O CAR ainda está em fase de aprimoramento pelo Ibama. Todavia, a Semarh se adianta em propor a parceria e buscar a agilização de todas as etapas deste processo. “Nossa preocupação é que a demora para implantar o CAR cause prejuízos ao Estado”, informa Jacqueline. O acordo de cooperação técnica envolve o Ministério do Meio Ambiente e outras secretarias de Estado, além da Semarh e do Ibama.
Informações: Brenno Sarques