QUARTAS DE FINAL DO TORNEIO DE FUTEBOL DE INVERNO AGITAM O VIII WORKSHOP ACADÊMICO DA FACULDADE DE JUSSARA
Nas últimas duas noites, 24 e 25 de abril, foram disputadas, no “Campo do Daniel”, as quartas de final do Torneio de Futebol de Inverno 2012. Os jogos foram bastante disputados e garantiram muita emoção para os torcedores presentes.
Na primeira partida, realizada no dia 24 de abril, o “Ypioca F.C.”, atual vice-campeão do torneio de inverno, enfrentou o União Universitário. O jogo foi bastante travado com as duas equipes se estudando muito no início e a forte marcação imposta pelos dois times evitou que os goleiros trabalhassem muito. No final do primeiro tempo o “Ypioca” aproveitou-se de uma falha na defesa adversária e abriu o placar com o atleta Samuel. O União Universitário foi para cima no segundo tempo, buscando o empate de qualquer jeito. Faltando cinco minutos para o fim da partida, em um lance de bate e rebate na área do “Ypioca”, a bola sobrou para o atleta Francismar do União Universitário que mandou a “gorduchinha” para o fundo das redes, decretando o empate. A bola ainda desviou na zaga tirando o goleiro do lance. A partir daí as duas equipes não queriam mais arriscar e ambas pareciam estar satisfeitas com uma decisão por pênaltis. Foi o que aconteceu. Encerrada a partida em 01 a 01, a decisão da vaga na semifinal foi decidida nas penalidades. E quantas penalidades! Foram cobrados nada mais nada menos que 17 pênaltis. Na última cobrança do União Universitário o “Ypioca” fez valer o título de “Rei dos Pênaltis” quando o goleiro Harrison, herói do vice-campeonato do “Ypioca” em 2011, finalmente defendeu uma penalidade, colocando a sua equipe na semifinal. O “Ypioca” possui ótimos números em decisões por pênaltis. Desde que começou a participar dos torneios de futebol da Faculdade de Jussara no ano passado, a equipe já participou de três decisões por penalidades vencendo todas. São 100% de aproveitamento. O ótimo desempenho do “Ypioca” nas decisões por pênaltis deu � equipe um vice-campeonato no torneio de inverno de 2011, apesar de jamais ter vencido uma única partida que seja em qualquer torneio que tenha participado.
A segunda quarta de final foi vencida com muito mais tranquilidade pelo “Os Mió di Goiás”, que enfrentaram o “Estudo Fraco”. Os atuais vice-campeões do torneio de verão, confirmaram o favoritismo e atropelaram os adversários, vencendo a partida por sete a zero. O destaque deste jogo foi o atleta Joabe que balançou as redes adversárias por três vezes, se tornando até o momento o artilheiro da competição. Apesar de desfalcada, a equipe do “Os Mió di Goiás”, não sentiu a ausência do Prof. Eder, nem dos outros reservas, credenciando-se a candidata ao título.
A segunda rodada de quartas de finais também teve decisão por pênaltis. No primeiro jogo da noite O “Skolllacho” empatou em um a um com o “Juventus”. A partida foi muito movimentada com ambas as equipes buscando o gol incessantemente. No entanto, a pontaria dos atletas parecia estar completamente descalibrada. Assim o excesso de chances perdidas em ambos os lados resultou em um único tento para cada equipe. O empate foi um resultado justo pelo que os times apresentaram em campo. Na decisão por penalidades brilharam os goleiros, em especial o goleiro Jeferson do “Skollacho” que defendeu duas cobranças, uma a mais que o adversário Wagner do “Juventus”. O “Skollacho” venceu a disputa por pênaltis pelo placar de dois a zero, avançando para as semifinais.
Na última quarta de final o “Tabajara F.C.”, “campeão de tudo”, vencedor de todos os torneios desde 2010, enfrentou o iniciante “Nike 10”, formado por calouros dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Os comentaristas de plantão davam como certa uma grande goleada do “Tabajara” franco favorito para a partida e o título. O que se discutia era o tamanho da elasticidade no placar, alguns chegaram a visualizar superioridades acima de uma dezena de gols. No começo do jogo o “Tabajara” atacava muito de maneira organizada e com um bom toque de bola, no entanto a marcação do “Nike 10” parecia bem encaixada e neutralizava as investidas da atual campeã. Com paciência o “Tabajara” conseguiu furar a defesa do “Nike 10”, anotando dois gols no final do primeiro tempo, fazendo parecer que a “porteira estava aberta”. Porém, logo no início do segundo tempo, a equipe do “Tabajara” levou um susto, quando de falta o “Nike 10” diminui a diferença no placar. A equipe mais experiente se recuperou logo fazendo o terceiro e o quarto gols em seguida, levando os torcedores a acreditarem numa vitória tranquila e elástica do “Tabajara”. No entanto, o que se viu na última metade do segundo tempo foi um verdadeiro “abafa” da equipe do “Nike 10” que marcou o segundo, e no último minuto o terceiro gol. Terminando o jogo em apertados quatro a três para a equipe do “Tabajara”. No final prevaleceu a lógica, com os atuais campeões e grandes favoritos passando para as semifinais. Não fosse a calma dos jogadores mais experientes e as boas defesas do goleiro Bruno, realizadas nos minutos finais do jogo, o resultado poderia ter sido diferente. O “Tabajara” parece ter sentido falta de uma atuação mais brilhante de seu artilheiro Prof. Luciano, que recuperado de recente cirurgia, teve atuação um pouco mais discreta do que se esperava.
As quartas de final terminaram com média de 4,5 gols por partida. Hoje, 26 de abril, a partir das 21:00 serão disputadas as semifinais do campeonato de futebol de inverno, a primeira partida será disputada entre “Ypioca” e “Skollacho”, sendo a segunda entre “Os Mió di Goiás” e o “Tabajara”, confronto que é considerado por muitos como final antecipada do torneio, uma vez que reúne as duas equipes favoritas ao título e reedita a final do último torneio de verão que foi vencida pelo “Tabajara”.