Coordenador do Curso de Direito ministra Palestra sobre tema relacionado a deficiência física e empreagabilidade

Cidades

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mês da pessoa com deficiência conta com lançamento de selo da STU

Secretários de inclusão social, trânsito e desenvolvimento formaram a mesa juntamente com os palestrantes e representante do CMPD

Na noite de segunda- feira, dia 15, a programação do mês da pessoa com deficiência foi bem produtiva e contou com a presença de alguns secretários da Prefeitura. Foi realizada a palestra “Empregabilidade para pessoas com Deficiência” e o lançamento de um selo pela STU, no Anfiteatro da Fundação Padre Albino. Os palestrantes  Daniel Cervantes Ângulo Vilarinho e José Macbeth de Franchi Guimarães, ambos advogados, falaram um pouco sobre os direitos e deveres de empregadores e empregados com deficiência, cotas e outros assuntos relacionados ao tema. José de Franchi Guimarães que é cadeirante também contou um pouco de suas experiências e dificuldades como acessibilidade a alguns lugares.

A noite ainda contou com apresentação de um vídeo realizado pela Prefeitura que dava dicas sobre a convivência com pessoas deficientes, narradas pelos próprios deficientes.

Houve o lançamento do selo elaborado pela STU (Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos), que tem como objetivo a conscientização sobre o uso inapropriado das vagas para deficientes e idosos.

A campanha educativa consiste em encaixar um cartãozinho de papel nos retrovisores dos carros que estiverem estacionados em vagas de idosos ou deficientes e não forem credenciados. O chamado selo não é adesivo e nem danifica o carro, pode ser desencaixado facilmente. A frase tema do “selo” que vem acompanhada de ilustrações é “Qual é a sua desculpa para ocupar nosso espaço?”.

A ideia de colocá-lo no retrovisor é para que os motoristas o visualizem assim que entrarem em seus carros e olharem para o espelho retrovisor que é constantemente observado pelos motoristas.

O trabalho será realizado pelos AFTs (Agentes de Fiscalização do Transito) e, apenas até o final desse mês, a campanha substituirá a aplicação de autuação referente a essa infração leve, que pode render três pontos na carteira e corresponde a uma multa no valor de R$ 53,00.

Em Catanduva a STU atende a lei nacional que estipula 5% das vagas de uma cidade devem ser voltadas para idosos, o que corresponde a 100 vagas em Catanduva, e 2% para pessoas com deficiências, que corresponde a 40 vagas na cidade que tem total de 2000 mil vagas que são atendidas pela Área Azul.

As vagas para idosos estão estrategicamente localizadas em locais de manobra fácil, como antes ou depois de garagens, e em esquinas. Já as para deficientes estão localizadas perto de locais de grande movimentação como bancos e correios.

Segundo dados da STU, em Catanduva há 145 credenciais emitidas para pessoas com deficiência e 2.467 para idosos. Essas pessoas têm o direito de estacionar em suas vagas reservadas em Área Azul sem custo, e de permanecer pelo tempo determinado pela área. Alguns locais da cidade o tempo permitido é de duas horas e outros três horas.

A ação educativa da secretaria não será paralisada com o fim do mês da pessoa com deficiência, já estão programadas para palestras para setembro em escolas do ensino fundamental durante a semana nacional do trânsito.

“Eu acredito nas crianças para educar seus pais e também para crescerem com informações que antes não tínhamos”, afirmou José Garcia, secretário de trânsito em Catanduva.

logo
Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2024 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi