Prefeitura e Tribunal de Justiça inauguram Centro de Pacificação
A prefeitura de Jussara e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás inauguraram no dia 28 de janeiro o Centro de Pacificação do município e a instalação do juizado especial. O centro de Pacificação é um projeto criado para atender as necessidades sociais através de parcerias realizadas com entidades preocupadas com o bem estar coletivo. Ele tem também a oportunidade de melhorar a satisfação do usuário, diminuindo a taxa de congestionamento de processos, tem como objetivo de integrar a justiça com a sociedade, deve prevenir a criminalidade e fortalecer a própria democracia-cidadã.
Ela é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública, que age em defesa do meio ambiente, em favor da defesa do consumidor e em apoio aos órgãos de Segurança Pública, fazendo ainda conciliações preventivas, ativa, fixa e itinerante.
O Centro de Pacificação funcionará através de uma Banca Permanente de Conciliação, que tem a função de prevenir demandas, buscar baixar a taxa de congestionamento de processos e melhorar a satisfação aos usuários do Poder Judiciário do Estado de Goiás.
O Centro de Pacificação será presidido por um juiz gestor e terá uma equipe de conciliadores voluntários, acadêmicos e professores do curso de Direito da FAJ.
O centro contará ainda com Agentes Voluntários que agem em defesa do meio ambiente, em favor da defesa do consumidor e em apoio aos Órgãos de Segurança Pública. A equipe tem a participação do Núcleo de Prática jurídica da Faculdade de Jussara e a presidente é a Profª Leila de Fátima Lopes.
Fonte:Jornal Tribuna de Goiás - Fevereiro de 2011.