Área de Administração tem 20% dos universitários

Folha Dirigida, 03/02/2011 - Rio de Janeiro RJ
Área de Administração tem 20% dos universitários
Joyce Trindade
Em 2009, um total de 5.954.021 pessoas cursaram o ensino superior no Brasil (destes, 5.115.896 de forma presencial e 838.125 a distância). Deste contingente, quase um milhão estavam matriculados na área de Administração, uma das mais procuradas por quem deseja se profissionalizar. Os cursos de Administração e Gestão presenciais e à distância somaram 1.098.857 inscritos. Apesar de estar na segunda posição em relação ao número de matrículas em cursos presenciais (com 604.581 alunos), a área de Administração lidera, quando somada aos cursos a distância e aos cursos de Gestão (este último com 228.321 alunos em 2009). Os dados são do Censo 2010 do Ensino Superior, divulgados pelo Ministério da Educação, no início de janeiro. Em 2009, o número de cursos que ofereciam a formação na área chegava a 4.144 (3.958 presenciais e 186 a distância). Os números refletem a realidade atual do país e evidenciam uma carência profissional do setor. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Wagner Siqueira, somente agora o país vivencia o "boom" do ensino superior, que outras nações já vivenciaram.

"Na medida em que conseguimos universalizar o ensino fundamental e melhoramos o ensino médio, é natural que o nível superior cresça também", declara. Além disso, como explica o presidente do CRA, todo o país que intensifica o processo de desenvolvimento precisa de dois tipos de profissionais claramente e um deles é o profissional de Administração. "Para se desenvolver, qualquer país precisa de profissionais da área de Ciências Físicas, como Engenharia, Física, Química, e aquele que vai gerir, administrar as ações", afirma. Apesar do grande número de pessoas que buscam investir na formação, Siqueira acredita que o mercado tem espaço para todos. "No Brasil temos quase cinco milhões de empresas registradas e legalmente, cada organização deve ter, pelo menos, um administrador. Mesmo se a lei fosse cumprida, o que não acontece, não conseguiríamos atingir essa meta, pois ainda não temos esse número de profissionais do país", esclarece. Segundo ele as empresas, apesar de necessitarem desses profissionais, 
acabam contratando pessoas de outras áreas, por falta de trabalhadores qualificados. Ainda segundo o presidente do Conselho Regional de Administração, os setores com maiores perspectivas de crescimento, hoje em dia, são os de Logística e de Processos Administrativos. "O setor de processos dá mais racionalidade de gestão nas organizações, vinculando tais ações com sistemas informatizados e a Logística é onde o Brasil tem mais deficiência. Nós não temos infraestrutura nem pessoas qualificadas nesse setor. E a Logística não é só importante para os mega-eventos e grandes empresas, mas principalmente no cotidiano e para as pequenas e médias companhias", defende. As chances de crescimento profissional no setor são grandes e a remuneração pode chegar a altos níveis. "Na nossa profissão, podemos dizer que temos três categorias de profissionais. Os que ganham menos, no caso, os profissionais de nível médio, recebem em torno de R$4 a R$5 mil. Já na ‘elite’ dos administradores, aqueles que gerenciam as grandes empresas, o céu é o limite", conclui Wagner Siqueira.
logo
Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2024 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi