Universitários ganham mais opções de crédito

Além do Fies, do Ministério da Educação, bancos privados e as próprias instituições de ensino oferecem o financiamento
Lúcia Monteiro O Popular

O crédito universitário está sendo expandido para ajudar quem sonha conquistar um diploma de curso superior, mas não consegue ter acesso a uma instituição pública e tem limitações financeiras para pagar a mensalidade numa escola particular. Além do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) do governo federal, que financia o pagamento após a conclusão do curso, o estudante já conta com outras opções oferecidas por bancos privados e pelas próprias instituições de ensino superior.

Este ano, o Fies teve os juros reduzidos de 6,5% para 3,5% e o prazo para parcelamento do saldo devedor ampliado de dois para até três vezes o período financiado do curso. Em Goiás, o número de contratos ativos pelo Fies subiu de 10.154 em 2008 para 11.317 beneficiados hoje.

O montante de recursos investidos subiu de R$ 147,35 milhões para R$ 160,4 milhões no período. Antes, somente a Caixa Econômica Federal podia operar o Fies. Agora, o crédito também será oferecido pelo Banco do Brasil. Este ano, as inscrições ainda não começaram.

Recentemente, o Itaú Unibanco também lançou seu crédito universitário, que financia 50% do valor das mensalidades, enquanto Bradesco e Santander anunciaram que também colocarão o produto no mercado em breve.
A principal vantagem dos bancos privados é o acesso mais facilitado ao crédito, uma vez que o Fies conta com verba pública e um rigoroso processo de seleção dos beneficiados, que precisam comprovar que não têm condições financeiras para arcar com a mensalidade.

Bancos privados
Em contrapartida, o crédito oferecido pelos bancos privados, que apostam no potencial de renda desses futuros profissionais, é bem mais caro. No Itaú Unibanco, os juros do crédito universitário são de 8% ao ano.
O Bradesco e o Santander ainda não definiram quais serão suas taxas. A assessoria do Santander adiantou que a linha está em fase piloto e deve ser lançada no segundo semestre. A meta é financiar até 100% do valor e o prazo de pagamento será o dobro do tempo do curso. A instituição de ensino deverá ser conveniada ao banco.

O mercado de universidades pagas já movimenta cerca de R$ 25 bilhões anuais. Algumas instituições de ensino superior em Goiânia também oferecem financiamentos específicos para seus alunos.

É o caso da Faculdades Alves Faria (Alfa), que oferece o crédito estudantil FBR Alfa, pelo qual o aluno pode financiar 40% do curso e pagar em quatro anos com apenas a correção da inflação no período.

A gerente comercial da Alfa, Cláudia Salazar, informa que se o aluno tiver um bom desempenho acadêmico, com médias acima de 8, ainda ganha um desconto de 50% sobre o valor financiado. Segundo ela, 150 alunos fazem o financiamento próprio da instituição de ensino.

O estudante do curso de Direito na Alfa, o comerciante Alibamar Quintino Nascimento, utiliza o financiamento do Fies desde o terceiro período do curso.
Com isso, ele paga apenas 50% do valor da mensalidade: pouco mais de R$ 330 mensais. “Se não fosse o financiamento, ficaria muito mais difícil pagar, porque também pago a mensalidade de minha filha”, afirma.