Antonio José de Moura Guimarães

O contador Antônio José de Moura Guimarães, formado na primeira turma de contabilidade da FAJ, no ano de 2001, se tornou um grande empresário, e tem usado o conhecimento contábil para o sucesso da sua gestão. Suas convicções bem como os seus feitos ficam evidenciadas nas respostas abaixo. Vejam.

Qual é o grande diferencial da sua empresa?

A organização documental. O planejamento e acompanhamento da atividade contábil gerencial tem nos permitido trabalhar dentro da realidade da empresa, minimizando, portanto a margem de erros.

Para você, é importe a prática da gestão profissionalizada?

Com certeza. Ela oportuniza a visão a que poucos têm o privilégio, te prepara, torna as surpresas do mercado mais aceitáveis e interpretáveis, o que automaticamente gera condições mais prováveis de sucesso, uma vez que quanto mais e melhor você conhecer o seu ramo de atuação mais produtivo e menos burocrático será o seu trabalho.

Depois da sua graduação a sua empresa melhorou?

Melhorou, sem dúvidas houve melhoras significativas. A ligação entre estudo e a expansão da visão mercadológica é direta. O conhecimento é o trampolim tanto do administrador como da própria empresa. A Moto Center foi constituída em 2000, dois anos depois de ingressar na faculdade. Em 2008 ela já estava bem estruturada e nos permitiu inaugurar mais duas outras empresas, a Ótica Foccus e a Clinica de Olhos Viso Center e agora em 2011 nasceu a caçulinha,Solução Motos, todos os empreendimentos planejados.

Como a faculdade contribuiu para o sucesso da sua empresa?

Apesar da área contábil ser bem limitada no âmbito administrativo, o fato do controle financeiro da empresa, bem como a organização documental estar sempre na sua devida ordem, fica evidenciada aqui a sua contribuição notória para o nosso sucesso.

Qual a taxa média de crescimento anual da sua empresa?

Nos últimos três anos estamos mantendo um crescimento médio de 30% a.a., crescimento esse planejado e buscado com determinação.

O conhecimento adquirido durante a graduação ajuda gerenciar uma empresa em momentos de crise?

Sim. Ter sob controle informações e dados que possibilitam uma tomada de decisão consciente diminui a margem de erro. É aquela velha história, você está trabalhando com ferramentas que muitos não conhecem ainda, e essas podem lhe dar mais segurança e confiança na hora de fazer escolhas.

Para você, existe uma fórmula para gerenciar uma empresa de maneira bem sucedida? Qual?

Existe sim. Deter conhecimento do ramo de atuação, assim como dominar técnicas administrativas é o caminho para o sucesso.

Qual mensagem você passaria para os empresários que não possuem nenhum tipo de formação?

Indicaria a busca pelo conhecimento para existência e manutenção do futuro. O empirismo está em desuso, pertence ao passado, no presente e para o futuro o que prevalece e prevalecerá são o conhecimento e a informação.

Quais são seus planos para o futuro da sua empresa?

A abertura de novas empresas e a diversificação no ramo de atuação. Quero atuar em novos mercados, onde há boas oportunidades tem que haver também boas empresas e bons gestores.

Você possui algum curso de pós-graduação? Qual?

Ainda não, mas tenho pretensões de fazê-la na área de gestão empresarial.

Quais foram as maiores dificuldades encontradas depois de formado?

A autocobrança é muito grande, você estuda para se capacitar em algo e automaticamente você se exige e é exigido. Não sou contabilista, sou contador por formação, não atuo na área, uso desse conhecimento em causa própria. Hoje faço parte da gerencia de 04 empresas e é onde aplico o meu conhecimento contábil, faço o acompanhamento e conferência da minha contabilidade, assim como faço a contabilidade interna.

Edição: Adm. Ivana Paula – Coordenadora do CEPE

 

logo

Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
(62) 94373-3098
© 2018 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi