IV ENCCCC traz temas atuais e relevantes

Assessoria de Comunicação do CFC


Discutir as tendências da profissão e os temas que norteiam a educação superior no Brasil, em especial o papel do coordenador de curso na formação dos estudantes de Ciências Contábeis. A partir desse objetivo maior, o Conselho Federal de Contabilidade e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) vão realizar, nos dias 12 e 13 de março, no auditório do CFC, em Brasília (DF), o VI Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis (ENCCCC).

Além dos coordenadores de cursos, também podem se inscrever professores, gestores e dirigentes pedagógicos das Instituições de Educação Superior (IES). As inscrições, ao custo de R$ 200,00, podem ser feitas acessando-se
aqui.

A cada edição, o ENCCCC vem se consolidando no calendário de eventos da classe devido ao alto nível técnico das discussões. Em 2006, foi realizado o primeiro Encontro, que reuniu cerca de 270 participantes de todo o País, número que se ampliou no evento do ano seguinte. Em agosto de 2008, a terceira edição ocorreu durante o 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Gramado (RS).
 
Temas em debate
A programação, composta por variada e relevante gama de temas que envolvem a área, será aberta no dia 12 de março, às 8h30, pela presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Martonio Alves Coelho; e por autoridades nacionais convidadas para a solenidade.

Em seguida, haverá a palestra magna "O papel dos coordenadores de curso em uma Instituição de Educação Superior (IES)". Esse tema visa levantar discussão a respeito da expectativa de empresários e de dirigentes de IES sobre o trabalho dos coordenadores de curso, enfocando a visão necessária a esses profissionais para ocupar a função de coordenar o curso acadêmica e administrativamente, ao mesmo tempo em que devem lidar com o corpo discente e docente associado à gestão das Instituições.

O primeiro painel, às 10h30, terá como tema a questão: "Educação a distância em Ciências Contábeis é viável?". Para debater a realidade dos cursos a distância, assim como os novos paradigmas do ensino com a participação dos docentes e discentes numa realidade virtual, estarão presentes Francisco Villa Ulhôa Botelho e André Luiz Cordeiro Cavalti, respectivamente, diretor e coordenador da Universidade Católica de Brasília Virtual; e Nélio Herzmann, coordenador do curso de contabilidade a distância da Unisul (SC).

"Enade 2009 - Curso de Ciências Contábeis" é o tema do painel que irá ocorrer às 14 horas. Para abordar diferentes aspectos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes foram convidados o coordenador-geral do Enade, Webster Spiguel Cassiano, e o professor da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) Valcemiro Nossa, membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Ciências Contábeis do Enade/MEC.

Logo após, às 15h30, o professor Carlos Renato Theóphilo, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), vai proferir a palestra "A importância da pesquisa na formação do aluno de Ciências Contábeis". Na explanação do tema, o professor irá apresentar um panorama das principais estratégias de coleta, análise e difusão de dados e informações, tendo como abordagem conceitual-metodológica o paradigma da pesquisa qualitativa.

Para as 16h30 está agendada a palestra "Uso de novas tecnologias no processo de aprendizagem à luz da gestão do conhecimento", com a professora Rose Mary Juliano Longo, coordenadora do curso de Gestão Estratégica do Conhecimento do Senac São Paulo. Ela vai abordar a utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem; as recentes tecnologias da comunicação e da informação na educação e as implicações pedagógicas e sociais desse uso; e, ainda, as ferramentas tecnológicas e a construção de recursos didáticos à luz da gestão do conhecimento.

No dia 13 de março, a programação começa às 8h30, com o painel "Inserção de contabilidade internacional nas grades curriculares de Ciências Contábeis: principais desafios e cases de sucesso". O tema será exposto pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) e diretor administrativo da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Contabilidade (Anpcont), Jorge Katsumi Nyiama; pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) Nelson Carvalho; e pelo professor da Fucape e membro da delegação brasileira nas reuniões do International Standards os Accounting and Reporting (Isar) Fábio Moraes.

O próximo tema - "Estratégias de comunicação em grupo" -, será abordado às 10h30, pela professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) Maria Helena da Nóbrega. A professora vai falar sobre as estratégias didáticas para atuação no ensino universitário, visando estimular a reflexão sobre os procedimentos éticos e atitudinais para as situações de sala de aula.

"Crédito de carbono: emissão, comercialização e tratamento contábil" é o tema do painel que será realizado às 11h30. A abordagem será feita pela professora Maísa de Souza Ribeiro, autora do livro "Contabilidade Ambiental" (Editora Saraiva); e pela professora Aracéli Cristina de Sousa Ferreira, autora do livro "Contabilidade Ambiental - uma informação para o desenvolvimento sustentável" (Editora Atlas).

A programação continua às 14 horas, com a palestra "Ensino de contabilidade governamental/pública: mudanças", a ser proferida pelo coordenador do curso de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Francisco Ribeiro.

Outro tema bastante atual está agendado para as 15 horas. "Preparação do corpo docente diante do novo cenário: Sped e NF-e" é a palestra que será feita pelo contabilista e especialista em Tecnologia da Informação (TI) Homero Rutkowski. Na abordagem sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o palestrante pretende contribuir para a conscientização dos coordenadores sobre utilização dessa tecnologia em laboratório e sobre a importância dessa ferramenta na rotina dos futuros profissionais.

Às 16 horas, o autor do livro "A Educação do Futuro e o Futuro da Educação", professor Pedro Demo, vai proferir palestra com o mesmo tema da obra. Ao enfocar a educação do futuro e o futuro da educação, o professor busca discutir os desafios da pedagogia e a sociedade alternativa.

O último tema do IV ENCCCC será "O papel do ensino de contabilidade diante da crise mundial", às 17 horas. A conferência, a ser abordada por especialista de renome nacional, tem por objetivo mostrar a importância dos conteúdos interdisciplinares na formação do contador. O encerramento do Encontro está previsto para as 18 horas.

 

 
Leia mais sobre essa seção:
  Resultados autoavaliação 2017 - resultados autoavaliação 2017
  III EXAME SIMULADO OAB/FAJ EDITAL 02/2017 - III EXAME SIMULADO OAB/FAJ EDITAL 02/2017
  Resultados Autoavaliação 2016 - 2016
  Resultados e Relatório da Auto Avaliação FAJ de 2015 - Relatório de Auto Avaliação FAJ de 2015
  Resultados Auto Avaliação 2014 - Resultados Auto Avaliação 2014
  Cadastro de currículos para Professor - curriculos
  Faculdade de Jussara, participação ativa na comunidade - Faculdade de Jussara, participação responável na comunidade
  Documentos necessários para matricula - registro
  Documentos necessários para o registro de diploma - Documentos necessários para o registro de diploma
  Pré-Inscrição para Portadores de Diploma - Pré- inscrição
  Increva-se no 10º DESAFIO SEBRAE - Increva-se no 10 DESAFIO SEBRAE
  Consulta On-Line ao Acervo da Biblioteca Profª Regina Maria Lopes - Consulta On-Line Acervo da Biblioteca Profª Regina Maria Lopes
  08.03 - Dia Internacional da Mulher - 08.03.09 - Dia Internacional da Mulher - Guia de Entidades
  31.10.07 SEMINÁRIO: DIREITO DE FAMÍLIA - SEMINÁRIO: DIREITO DE FAMÍLIA
  20.11 a 08.12.2006 - Campanha "Natal Sem Fome" - 20.11 a 08.12.2006 - Campanha "Natal Sem Fome"
  V Fórum da Mulher Contabilista de Goiás - V Fórum da Mulher Contabilista de Goiás
  09.09 a 29.12 Campanha: Novos Registrados - 09.09 a 29.12 Campanha: Novos Registrados
  27 a 30.08 - XVII ENANGRAD - 27 a 30.08 - XVII ENANGRAD
  9 a 11.10 - XIX ENBRA - 9 a 11.10 XIX ENBRA
 
 
 
 
 
 
Semana Nacional da Responsabilidade Social 2015
Calendário Acadêmico 2015
UNIVERSIA - Conteúdo de interesse para Alunos e Professores
Dia da Responsabilidade Social 2014
Regimento, Manual de elaboração e Manual de elaboração de projeto de TCC
Lista de aniversariantes da FAJ
MANUAL DE ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA
FACULDADE DE JUSSARA - IES SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
Dia da Responsabilidade Social 2011
Faculdade de Jussara, participação ativa na comunidade
Cadastre-se e receba novidades dicas e promoções em seu e-mail.
nome:
e-mail:
Confira as atividades academicas para 2017 Clique e veja!