Práticas Pedagógicas

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes oportunidades de desenvolvimento de atividades práticas pedagógicas inovadoras, a IES criou diferentes linhas de ação:

a) Pesquisas Coletivas, consistentes em uma pesquisa nuclear que catalise as preocupações dos diferentes pesquisadores e pesquisas satélites onde cada um possa ter o seu pensar individual e solitário;
b) desenvolvimento de Trabalhos em Parceria, tanto com IES nacionais quanto com estrangeiras, além de outras instituições cuja atuação venha a complementar a formação do aluno;
c) utilização de simulações como recursos didáticos: são estratégias que procuram simular algum aspecto da realidade, colocando o aluno bem próximo às situações de vida, possibilitando um retorno imediato acerca das conseqüências, atitudes e decisões. No ensino superior as simulações têm como objetivo principal o desenvolvimento de atitudes dos alunos e secundariamente os seguintes objetivos: estimular a reflexão acerca de determinado problema; promover um clima de descontração entre os alunos; favorecer o autoconhecimento; desenvolver empatia; analisar situações de conflito; desenvolver atitudes específicas; desenvolver habilidades específicas.
d) incentivo ao Estudo Independente, com uma metodologia centrada no estudante: este tipo de ensino apresenta as seguintes características: respeito ao ritmo de aprendizagem de cada aluno; individualização da avaliação; propicia formas alternativas de instrução e conteúdo; delega ao estudante maior responsabilidade por sua aprendizagem; propicia maior autonomia intelectual; facilita ao estudante a aquisição de maior confiança em seus recursos e o alcance de certas metas, que não atingiria em outras situações.
e) estímulo ao uso de Metodologias de Ensino Baseadas na Interação: são muitos os métodos baseados na interação, entre eles: a discussão; o debate; a mesa redonda; o seminário; o simpósio; o painel; o diálogo, a entrevista; e o estudo de casos.
f) estabelecimento de um Programa de Integração dos professores e alunos com a realidade da profissão e necessidades do mercado, bem como com os avanços tecnológicos e científicos e ainda, com as tendências futuras para a área.

Para atingir os objetivos propostos pelas atividades os trabalhos serão centrados no aluno, com atividades teórico/práticas coordenadas diretamente pelos professores por meio de trabalhos em individuais ou em grupos, como pesquisa, estudos de casos e resolução de problemas propostos. Os alunos terão apoio bibliográfico, sempre que possível no próprio espaço de sala de aula, nos laboratórios de informática ou na Biblioteca da Escola, como forma de incentivo à pesquisa aplicada e de troca de experiências cognitivas, visando à construção/reconstrução dos conhecimentos de forma contextualizada.

Os componentes curriculares, previstos na matriz curricular, aliados às atividades complementares, podem ser destacados como instrumentos para que o aluno desenvolva a sua capacidade de gerenciar a sua vida acadêmica, incluindo na sua formação conteúdos e conhecimentos que trarão contribuição para o foco profissional por ele perseguido.

logo

Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
(62) 94373-3098
© 2018 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi