6º Semestre

Estrutura e Análise de Demonstrações Contábeis II
Ementa
Análise por quocientes. Interpretação de quocientes. Análise vertical e análise horizontal. Aplicações da análise das demonstrações financeiras.

Bibliografia Básica
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Rubens Ernesto. Manual de Contabilidade das Sociedades por ações. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000
MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços. 5. ed. São Paulo : Atlas. 1998. 
NEVES, Silvério das e VICECONTI, Paulo E. V. Contabilidade Avançada e Análise das Demonstrações Financeiras. 9. ed. São Paulo, 1999.  Frase.

Bibliografia Complementar
FILHO, Armando de Santi. OLINQUEVITCH, José Leônidas. Análise de Balanços Para Controle Gerencial. 3. ed. São Paulo : Atlas. 1995.
FRANCO, Hilário. Estrutura, Análise e Interpretação de Balanços. 15.ed. São Paulo : Atlas. 1998. 
SOUZA, Alceu. CLEMENTE, Ademir. Decisões Financeiras e Análise de Investimentos. 2 Ed. São Paulo : Atlas. 1997. 
IUDICIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços.7. ed. São Paulo : Atlas. 1998.
MOTTA, Regis da Rocha. CALOBA, Guilherme Marques. Análise de Investimentos. 1.ed. São Paulo : Atlas. 2002.
HUMMEL, Paulo Roberto Vampré. TASCHNER, Mauro Roberto Black. Análise e Decisão Sobre Investimentos e Financiamentos. 4. ed. São Paulo : Atlas. 1995.

Laboratório Contábil II
Ementa
Elaboração Plano de contas e escrituração contábil por processamento de dados. Execução no laboratório contábil. Fechamento contábil. Relatórios gerenciais. Demonstrativos para a Receita Federal: DIPJ, DCTF. Documentos de conciliação.

Bibliografia Básica
FABRETII, Láudio Camargo. Prática Tributária da Micro e Pequena Empresa. 5.Ed. São Paulo :  Atlas. 2003. 
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Rubens Ernesto. Manual de Contabilidade das Sociedades por ações. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 
SANTOS, Edno Oliveira dos. Administração Financeira da Pequena e Média Empresa. 1. ed. São Paulo : Atlas. 2000
Boletim IOB – Informações Objetivas, informativo semanal.

Bibliografia Complementar
FABRETII, Láudio Camargo. Prática Tributária da Micro e Pequena Empresa. 4.Ed. São Paulo :  Atlas. 2000. 
RUSSO, Luiz Roberto Romero. Como Abrir Sua Empresa Comercial. 1. ed. São Paulo : Atlas. 2000. 
JUNIOR, Waldo Fazzio. Fundamentos de Direito Comercial, Títulos de Crédito. 3. ed. São Paulo : Atltas. 2002. OLIVEIRA, Aristeu de. Cálculos Trabalhistas. 11. Ed. São Paulo : Atlas. 2002.

Recursos Humanos
Ementa
Políticas e práticas da Gestão de Pessoas nas Empresas. A Gestão de Pessoas., Objetivos, Políticas e Estratégias. Apanhado Histórico de Gestão de Pessoal e das Relações de Trabalho. A Gestão Estratégica de RH. A Gestão de Pessoas por competências. A Atração de Competências para as Organizações. Formação Profissional e Desenvolvimento de Pessoas. Sistema de Desenvolvimento de Pessoas. Avaliação de Performance. Outras Dimensões da Gestão de Pessoas: Qualidade de Vida, Organização Sindical, Sindicalismo, Convenção Coletiva.

Bibliografia Básica
CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de Pessoas.  Rio de Janeiro: Campus, 2004.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas. Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas.1 ed. São Paulo: Atlas, 2002

Bibliografia Complementar
CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de Pessoas.  Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Gestão Estratégica de Negócios
Ementa
As origens do conceito de estratégia. Os desafios estratégicos das empresas. A oferta em mercados. Os monopólios e os oligopólios. A definição da missão da empresa. O traçado de cenários para a gestão estratégica. O conceito de cadeia de valor. A gestão estratégica.  Fundamentos teóricos da gestão estratégica. Metodologia para elaboração da gestão estratégica. Os paradigmas da gestão estratégica.

Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento Estratégico. 1 ed. Rio de Janeiro, Campus:2004.

Bibliografia complementar
DE OLIVEIRA, Djalma P. Rebouças de. Planejamento Estratégico:Conceitos.Metodologia e Práticas. 20 ed,  São Paulo: Atlas, 2003.

Gestão e Contabilidade Ambiental
Ementa
Conceitos e Objetivos. Ativos, Passivos, Custos e despesas ambientais. Adequação da relação da empresa com o meio ambiente. Normas nacionais e internacionais sobre o tema. Diretrizes voluntárias nacionais e internacionais sobre evidenciação ambiental.

Bibliografia Básica
RIBEIRO, Maisa de Souza. Contabilidade Ambiental. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

Bibliografia Complementar
SILVA, Benedito Albuquerque. Contabilidade e Meio-Ambiente – considerações teóricas sobre o controle de gastos ambientais. 1. ed. São Paulo: AnnaBlume, 2006.
TINOCO, João Eduardo Prudêncio, KRAEMER, Maria Elizabeth Pereira. Contabilidade e Gestão Ambiental. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Estágio Supervisionado II
Ementa
Proposta de plano de estágio. Realização de trabalhos práticos na área de contabilidade aplicada, no setor público ou privada, sob a modalidade de Estágio Supervisionado, regulado pela legislação federal, com a orientação de professores previamente designados e a supervisão direta de profissional do campo de estágio, continuação do Estágio Supervisionado I.

logo

Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
(62) 94373-3098
© 2018 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi