Paulo Carvalhaes

Dono de um perfil empreendedor, Paulo Lucésio Carvalhaes formou-se na primeira turma de Administração Rural da FAJ, no ano de 2001, ele nos conta que como empresário torceu muito pela prosperidade e sucesso da Instituição, além do fator necessidade pessoal de aperfeiçoamento do saber, essa torcida foi preponderante na decisão de estar logo na primeira turma. O Administrador compartilhou conosco detalhes onde a formação teve espaço de destaque na gestão do Grupo Empresarial por ele comandado.

Qual foi o grande diferencial da sua empresa?

R- A modernização. Ter acesso a novas informações, conhecer a história da administração, compartilhar experiência e tomar sucessos e fracassos de outros como medida ou referência, saber que a mudança é necessária e que faz bem. “Eu tive despertado a necessidade de inovar.”

Pra você, é importante a prática da gestão profissionalizada?

R- Muito. “Foi a grande tacada profissional da minha vida.” Apesar de trabalhar há alguns anos gerindo negócios e nunca ter me frustrado com eles, o que me garantia uma experiência saudável, minha visão foi significativamente melhorada.

Depois da sua graduação a sua empresa melhorou?

R- Sim, cresceu e ainda cresce. Mudanças diversas foram feitas nesse intuito, e elas apresentaram os resultados desejados. Além de ter se adotado uma nova cultura, de estar sempre se adaptando às novas regras do mercado, de se manter em movimento, atualizando sempre.

Como a faculdade contribuiu para o sucesso da sua empresa?

R- A implantação dos mecanismos e sistemas ora conhecidos no curso, como por exemplo, o layout, o gerenciamento preciso do estoque, o cuidado com a fachada da loja e a sua imagem no geral fez muita diferença, além de maior atenção � capacitação dos colaboradores, bem como o uso de equipamentos modernos.

Qual a taxa média de crescimento anual da sua empresa?

R- Nos últimos quatro anos estivemos estagnados, outras responsabilidades exigiu atenção, porém no corrente temos uma média anual de 10% de crescimento.

O conhecimento adquirido durante a graduação ajuda gerenciar uma empresa em momentos de crise?

R- Muito, sem dúvidas. “Oferece confiança, te deixa com os pés no chão. O que lhe permite sobressair nela. È uma oportunidade de se fortalecer, já que muitos fraquejam.”

Para você, existe uma fórmula para gerenciar uma empresa de maneira bem sucedida? Qual?

R- Sim. Acredito que dedicação e concentração no que se esta fazendo lhe conduz ao êxito. E entendo que o meio mais certo para isso é ter prazer no que faz para que o feito nos dê prazer.

Qual mensagem você passaria para os empresários que não possuem nenhum tipo de formação?

R- “Estão perdendo tempo e correndo risco.” Eu sempre aconselho todos os meus amigos que não possuem formação a se capacitarem, pois correm o risco de se tornarem obsoletos e serem expulsos da competição pelo mercado.

Quais são seus planos para o futuro da sua empresa?

R- Manter a linha de crescimento sempre em desenvolvimento. Ampliar e melhorar são palavras de ordem.

Quais foram as maiores dificuldades encontradas depois de formado?

R- O fato de ter concluído o curso não foi um marco de dificuldade, eu não me senti desamparado, nem tive a sensação de não estar pronto, acredito que esse otimismo derive da minha experiência e prática empresarial de outros tempos, e também em virtude do aprendizado ter sido praticado no decorrer do curso. Essa cobrança foi distribuída, foi vivenciada durante o percurso.

E para encerrar usou de um belo elogio a Instituição que outrora lhe serviu:

“Parabéns � Faculdade pelo sucesso e crescimento, pelo bonito trabalho que tem realizado durante todo esse tempo. Sinto-me muito orgulhoso pelo número de cursos, pela qualidade dos seus professores e por sua estrutura física, A FAJ está linda. Jussara precisa e merece essa Instituição.”

Paulo Lucésio Carvalhaes

Edição: Adm. Ivana Paula - Coordenadora do CEPE

logo
Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2024 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi