Maria Sebastiana Marciano

Maria Sebastiana Marciano, formada na décima turma de Administração da FAJ, hoje bem mais feliz com a empresa Dikal Modas e sua gestão, nos respondeu com prontidão qual é o grande diferencial da sua empresa: “Ter foco, ter encontrado o produto “chefe” da loja e dar a ele a devida e necessária atenção fez toda a diferença na empresa, isso nos permitiu saber onde caminhamos, para onde estamos indo e podemos ir ainda.”

Sobre a importância da prática da gestão profissionalizada ela disse que: “É muito importante. Você perde o medo de trabalhar, aprende a lidar com os dissabores do ofício com mais habilidade e segurança.” Quanto às melhorias marcadas pela a graduação a afirmativa foi clara: “A conquista da autoconfiança, do poder, da autoridade sobre mim mesma me permitiram fazer as mudanças necessárias. A visão do novo, do moderno que antes não era vislumbrado foi alcançada.”

Indagada sobre a contribuição da faculdade no sucesso da sua empresa, não houve dúvidas: “A Faculdade contribui holisticamente comigo e consequentemente com a empresa, através do conhecimento, da informação, com a apresentação de novos sistemas e de casos de sucesso e fracasso no nosso meio como estimulo e experiência alheia. E toda essa bagagem possibilitou a implantação de mudanças e com ela nova gestão, novos clientes e melhores resultados. Isso tem nos permitido crescer em uma média de 40% a.a. nos últimos três anos.”

Você acredita que o conhecimento adquirido durante a graduação ajuda a gerenciar uma empresa em momentos de crise? “Ajuda e muito. O conhecimento te dá confiança para continuar olhando pra frente e agir aonde é preciso. A crise tem seu espaço reservado, sempre vai haver uma crise, o diferencial é como você reage diante dela. A confiança de que ela vai passar e os problemas serão sanados dependem desse conhecimento, dessa segurança e da sua postura diante dela.”

A Administradora abriu o seu baú e nos segredou como e porquê acredita na existência de uma fórmula de gerenciar uma empresa de maneira bem sucedida: “ A fórmula é a autoconfiança. Se você não acredita em você mesmo quem vai acreditar?!. A loja tem 19 anos de existência hoje, quando entrei na faculdade ela tinha 14 e estava estagnada, implorando e precisando de mudanças para continuar no mercado, minha formação veio dessa necessidade, a faculdade foi a resposta encontrada.”

O que você diria aos empresários que não possuem nenhum tipo de formação? “Buscar a formação, não esperar nem depender do outro para ter o sucesso desejado. E nunca achar que é tarde demais para começar. Eu estava esperando meus filhos crescerem para entregar a loja pra eles e vê-la crescer na gestão deles, mas quando eles cresceram descobrir que esse sonho era só meu, os deles são outros, então me dediquei a cuidar do meu sonho, voltei a estudar e aqui estou cheia de projetos.”

E o que consta nesses projetos, quais são seus planos para o futuro da Dikal Modas? “A ampliação e modernização da estrutura física, que já esta em andamento, manter o cuidado com a imagem da loja e trabalhar na consagração e difusão do seu nome.”

Depois de formada houve dificuldades, quais foram as maiores? “Foi super tranqüilo, as mudanças na loja foram feitas no decorrer do curso. Todo novo aprendizado que se mostrava útil e cabível era implantado, e o sistema ainda permanece, sempre que é detectada uma nova necessidade a busca pelo mecanismo que melhor se adéqua é feito. Então as dúvidas foram tiradas no decorrer do curso, mas a falta do professor é inevitável rsrs.”

Edição: Adm. Ivana Paula - Coordenadora do CEPE

logo
Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2024 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi